34 marcas vão apresentar suas coleções na Angola Fashion Week 2016

Angola Fashion Week 2016

A 16ª edição do Angola Fashion Week que vai acontecer de 23 a 25 de junho de 2016, no Centro Cultural Paz Flor, em Luanda, terá como tema oficial a Palanca Negra Gigante, animal considerado em extinção até ser redescoberto em 2005 no Parque Nacional de Cangandala, na província de Malanje. Símbolo de vivacidade, velocidade e beleza única, essa subespécie de antílope vem emprestar sua magnitude e glamour ao evento, que a cada ano tem como tema central a valorização da cultura angolana.

Durante três dias, trinta e quatro marcas sobem à passarela para apresentar suas coleções. Além da moda local – Rose Palhares, Fiu Negru, Soraya da Piedade e Allex Kangala – dentre os nomes presentes em edições anteriores -, marcas de outros países africanos compõem o line-up – David Tlate (África do Sul), Nivaldo Thierry (Moçambique), Antonieta Almeida (São Tomé), Exotrik (Cabo Verde) -, assim como o português Gio Rodrigues e os brasileiros Amapô, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer.

O coletivo carioca OEstudio também faz parte da edição apresentando o projeto Angola Fashion School, processo de criação colaborativa com jovens designers angolanos, que ressignifica a moda local a partir dos pilares: educação, identidade, história e cultura.

A partir do briefing dos estilistas africanos, a designer e artista Karlla Girotto assina a direção de moda dos desfiles e destaca o uso de acessórios criados pelo G>E (Grupo Maior Que EU, de Pesquisa e Propostas Estéticas).

Esse é o terceiro ano consecutivo que a empresa brasileira Cia Paulista de Moda é responsável pela direção e produção do Angola Fashion Week. “Realizar um evento na África, levar um grupo gigante de profissionais brasileiros, fazer a dobradinha com os profissionais e fornecedores locais, ter o AFW como um evento de impacto no mundo e o maior da África, é sempre uma tarefa desafiadora, porém muito gratificante”, afirma Reginaldo Fonseca, diretor da empresa brasileira.

O evento tem grande relevância para a economia da cidade. “Luanda se transforma nesta época, geramos muitos empregos diretos e indiretos, além do movimento em hotéis, restaurantes e todo comércio local que lucram muito no período do evento. Entramos de corpo e alma neste projeto”, afirma Emilia Morais, presidente do AFW.

A cada noite de desfiles, artistas de destaque da prolífica cena musical angolana fazem pocket-shows na passarela do evento. Esse ano as atrações são: a cantora de afrojazz Lipsia, MC Laton (o”fankeiro” de Angola) e o saxofonista Nanutu (especializado em ritmos angolanos, como semba e quizomba).

Para Jackson Araujo, diretor criativo e que colabora com o sound-styling dos desfiles, “é um aprendizado e uma constante troca de conhecimento poder colaborar com a evolução anual do Angola Fashion Week. Os estilistas e criadores locais nos mostram a força e a importância que a identidade cultural tem para a construção da base sólida de um projeto de moda. A vibração musical e do design autoral entram em sintonia com a energia de um país jovem, que aposta nessas duas plataformas (moda e música) como fio condutor da economia criativa local.

LINE-UP

Dia 23 de Junho
:: Angola Fashion School
:: Amapô (Brasil)
:: Requinte & Lealdade
:: Antonieta Almeida (São Tomé)
:: Didi
:: Exotrik (Cabo Verde)
:: Gio Rodrigues (Portugal)
:: Laud’s
:: King Queen
:: Hellen Couture
:: Farruska
:: Tom Ford by DuCarmo

Dia 24 de Junho
:: Angola Fashion School
:: Lenny Niemeyer (Brasil)
:: Asuen Suetam
:: Boutique Irina’s By Irina Mirandela
:: Lectícia’s By Gersy Pegado
:: By DS
:: Wiltic
:: Cleopatra TchiTchi
:: Manzvat Nankhova Alves
:: Wan Kiamy
:: Allex Kangala

Dia 25 de Junho
:: Angola Fashion School
:: Ronaldo Fraga (Brasil)
:: Mahatma’s
:: Panziu”ss By Panziu”s
:: Hava
:: Nivaldo Thierry (Moçambique)
:: Rose Palhares
:: Nao.li.La
:: David Tlale (África do Sul)
:: Soraya da Piedade
:: Fiu Negru