Demétrio Xavier apresenta recital Cantos do Sul da Terra no Café Fon Fon, em Porto Alegre

Demétrio Xavier - Foto Andréa Avila
Demétrio Xavier – Foto Andrea Ávila

O músico Demétrio Xavier apresenta mais uma edição do bacana recital Cantos do Sul da Terra, no domingo (27.08.17), às 20h, no Café Fon Fon ( Rua Vieira de Castro, 22 – Bairro Farroupilha ), em Porto Alegre / RS.

Cantos do Sul da Terra – mês da Pachamama
Pachamama, Kusiya, kusiya… assim pedem os mestiços e indígenas de uma enorme porção do continente; assim rogam: ajuda-me, acolhe-me, ilumina-me. A Pachamama é a Terra Mãe, numa palavra também mestiça do idioma originário com o do Conquistador. Inúmeros Cantos do Sul da Terra aludem diretamente a essa divindade – muitos mais a referem indiretamente, porque tratam da paisagem, dos animais, dos seres humanos que são, eles próprios, Terra que anda. Demétrio Xavier apresenta alguns desses cantos no recital. Ingressos: R$ 25,00. Mais informações e reservas: (51) 9988 07689.

Demétrio Xavier - Foto Andrea Ávila
Demétrio Xavier – Foto Andrea Ávila

DEMÉTRIO XAVIER
Músico porto-alegrense, especializado, há 30 anos, na música crioula do Uruguai e da Argentina. Atua permanentemente no Rio Grande do Sul e nos dois países platinos. Enfatiza sua pesquisa na obra do argentino Atahualpa Yupanqui, tendo traduzido e gravado, em versão bilíngue, o seu poema maior, O Pajador Perseguido. Venceu a 36ª Califórnia da Canção Nativa com uma poesia musicada por Marco Aurélio Vasconcellos, A Sanga do Pedro Lira. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS, conduz na FM Cultura, de Porto Alegre, o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do Sul do continente. Este ano está gravando um disco pelo Fumproarte, com convidados gaúchos, uruguaios e argentinos.

-- --