Decoração: Cuide do jardim no verão

cuidados-grama-jardim-verao-sortimentos

Com a chegada da primavera e verão, as flores e plantas precisam de cuidados especiais para o período. As altas temperaturas e a maior concentração de pragas podem comprometer a saúde do jardim. Além disso, alguns cuidados podem fazer com que ele se desenvolva ainda mais.

Nas estações mais quentes do ano o gramado demanda maiores cuidados, com cortes e aparações frequentes. O período também é propício para o corte de cercas vivas, muito comuns nas praias e em jardins.  Já a poda das árvores deve ser deixada de lado nesta época, pois entram na fase de novos brotos.

O efeito do forte sol às plantas também deve ser reparado. A posição ideal para o vaso é em um local no qual tenha iluminação em apenas um turno por dia. E se a planta murchar deve-se repensar o posicionamento. Devido à alta temperatura do verão, as plantas perdem mais líquido e, com isso, o período entre uma rega e outra deve ser encurtado.

As pragas são o grande problema de quem quer manter um jardim bonito e bem cuidado no verão, porém, se há o ataque, é porque alguma coisa não estava certa. Seja a iluminação, a umidade em excesso, pouca circulação de ar entre outros.

Além disso, durante a primavera e verão, diversos cuidados devem ser tomados durante a poda de plantas e gramados.

– Não corte excessivamente a grama. É importante manter o tamanho de pelo menos 1/3 da sua grama, para que ela capte luz do sol e cresça forte.

– Não corte totalmente a grama. A grama muito baixa permite a entrada de ervas daninhas e pestes.

– A primavera é a melhor estação para se aparar o gramado, que está em crescimento ativo. Nos períodos mais quentes, como no verão, o ideal é cortar a grama a cada sete ou dez dias, já que o calor causa um crescimento mais lento.

– O melhor horário para molhar o gramado é de manhã. Como as temperaturas tendem a ser mais amenas, não há tanta perda por evaporação.

– Verifique seu equipamento. A lâmina do seu cortador de grama deve estar bem afiada sempre. Assim o corte é limpo e a grama se recupera mais rápido.

-- --