Cantine La Pergola ganha degustação e harmonização na Casa Rio Verde em Belo Horizonte

Cantine La Pergola Casa Rio Verde em Belo Horizonte

Os vinhos são a bebida ideal para os dias de inverno. Que tal aproveitar o frio para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto? Com a existência de uma infinidade de rótulos, a missão de selecionar o melhor vinho para cada ocasião não é tarefa fácil. Para tornar esse processo mais simples, a Casa Rio Verde ( Casa Rio Verde – Praça Marília de Dirceu, 104 – Lourdes ), em Belo Horizonte / MG, recebeu de 12 a 15 de julho, Manuel Bonomo, diretor comercial e sócio da Cantine La Pergola, da região de Lombardia, que desde 1979 adota práticas orgânicas e biológicas para a produção de vinhos de grande qualidade.

Manuel Bonomo da Cantine La Pergola
Manuel Bonomo da Cantine La Pergola

A programação de Bonomo foi intensa, incluindo dois jantares harmonizados, nos restaurantes Nonna Carmela e Est! Est!Est!, além de degustações com clientes e formadores de opinião na Loja em Belo Horizonte.

Foram degustados os seguintes vinhos:
1 – Carpio Benaco Bresciano IGT Bianco safra 2011
2 – Biocòra Lugana DOC Bianco safra 2015
3 – Valtènesi Selene Chiaretto DOC Rosé 2016
4 – Trepiò Benaco Bresciano IGP Rosso safra 2009
5 – Elianto Garda Classico DOC Rosso safra 2010
6 – Pergola Garda Classico Superiore DOC Rosso Safra 2009

A Rio Verde é importadora exclusiva da Cantine La Pergola desde 2013, quando trouxe para o Brasil o Trepiò Benaco Bresciano. Em pouco tempo, o Trepiò se tornou um dos carros-chefes em vendas da importadora, levando-a a buscar, novos rótulos como o Chiaretto Valtenèsi Selene Rosé DOP. Recentemente, a Cantina incorporou ao seu quadro de profissionais o consultor enológico Riccardo Cotarella, eleito a mais importante personalidade do mundo do vinho na Itália em 2015 e 2016, pela revista Cronache Di Gustu.

O melhor vinho do ano
Para o editor dos sites Sortimentos.com (Sortimentos, Looks da Moda e Moda Eventos), Fábio Juchen, o TREPIÒ BENACO BRESCIANO 2009, é um dos melhores vinhos degustados em 2017. Um rótulo que merece mais de uma unidade na adega. “A alta qualidade, a belíssima apresentação deste vinho produzido à beira do Lago Di Garda, na parte da Lombardia, dão para este tinto italiano, um bouquet frutado e delicadamente picante através da combinação do caráter herbáceo da Gropello com a acidez da Barbera. O vinho Trepió Benaco Bresciano apresenta paladar saboroso, fino e suave, com toques de baunilha. É delicioso!”, comenta o editor. “Sugiro harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, Peixes em molho de tomate, Massas em molho de carne, Bruschetas, Crostines e Canapés, Batatas sautées, Massas à Carbonara, Matriciana e Putanesca, Massas ao Alho e Óleo, Pesto e Al burro, Pizza de frango com catupiry, Emmenthal ou Gruyere, Massas à Carbonara, Matriciana e Putanesca, Pizza com Embutidos ou Risoto com Funghi Porcini”, orienta Fábio.

Cantine La Pergola vinhedo La Pergula

La Pergola
A cantina recebeu este nome por estar localizada em “Pergola”, na bucólica vila de Moniga del Garda, costa ocidental do Lago di Garda, a meio caminho entre Veneza e Milão. A adega original foi construída por Nino Negri, por volta de 1920. Na mesma adega, mas hoje completamente renovada, uma equipe jovem e altamente qualificada elabora os vinhos. As uvas são provenientes de 80 hectares de vinhedos próprios sempre colhidas à mão. Desde o início de sua história, a La Pergola estuda os clones mais adequados de uvas autóctones do terroir de Valtènesi e escolhe o melhor ponto de amadurecimento para fazer a colheita. São procedimentos que resultam em vinhos de excelente qualidade e muito prestígio. Graças às suas normas de alta qualidade, política ambiental definida e sistemas de gestão de segurança alimentar, é certificada pelas ISO 9001 e ISO 22000. Além disso, é pioneira na agricultura biológica, remontando a 1979 a sua adoção. A agricultura biológica é uma filosofia de vida, baseada na saúde e no respeito ao ambiente natural.

 

Sortimentos.com : usamos, aprovamos e recomendamos

vinhoclube-vinhosite-ecommerce-da-casa-rio-verde

Com menos de dois anos de mercado, o VinhoClube, já se posiciona entre os principais do Brasil. O clube integra o VinhoSite, e-commerce da Casa Rio Verde, tradicional importadora mineira, com 27 anos de mercado e cinco lojas físicas em Belo Horizonte.

São quatro tipos de assinatura, para diferentes públicos: Seleção Ouro, tintos pontuados e premiados; Seleção Unique, tintos macios, fáceis de agradar o paladar dos iniciantes, com preços mais acessíveis; Seleção Summer, um novo nicho de mercado voltado para o clima tropical, mesclando espumantes, brancos e rosés e a Seleção Platinum,vinhos premium para um público interessado em rótulos mais complexos.

A importadora trabalha com mais de 400 rótulos, de 70 vinícolas, 50 delas exclusivas. Os vinhos são selecionados, após um trabalho incansável de pesquisa e degustação nos países produtores. Os vinhos do Velho Mundo (Itália, França, Portugal e Espanha) correspondem a 50% das vendas o que permite maior competitividade nos preços.

vinhoclube-vinhosite-e-commerce-da-casa-rio-verde Os associados do VinhoClube têm benefícios exclusivos. Entre eles: 10% de desconto nas compras de outros vinhos e 30% de desconto nos cursos e eventos da importadora. Um por cento das assinaturas do clube é doado à creche Nosso Lar, em Belo Horizonte, que atua na adoção de crianças com paralisia cerebral.

Casa Rio Verde
Com 28 anos de atuação no varejo de vinhos em Minas Gerais, a importadora Casa Rio Verde trabalha com mais de 400 rótulos, de 70 vinícolas, 50 delas exclusivas. Gabriel Roberto, gerente de e-commerce, destaca o compromisso da marca com o pioneirismo e a inovação, até como uma estratégia de crescimento. Há dois anos a importadora ingressou no e-commerce de vinhos, criando o VinhoSite e o primeiro clube de vinhos de Minas Gerais – o VinhoClube, hoje com clientes em todo o Brasil. A experiência virtual levou a Casa Rio Verde a ampliar os horizontes com a parceria concretizada agora com o Atlético Mineiro para o lançamento de um produto diferenciado para a apaixonada torcida.

-- --