Curitiba – Musical “Forrobodó – Um Choro na Cidade Nova” será apresentado no Teatro Guaíra

CURITIBA Forrobodo-1

 

 

Comédia musical com músicas de Chiquinha Gonzaga, Forrobodó – Um Choro na Cidade Nova estourou quando estreou em 1912. Mais de 100 anos depois, o espetáculo continua mostrando fôlego renovado. Em Curitiba/PR, o musical terá três apresentações, dias 09 – às 19h – e 10 de agosto de 2014 (sendo duas sessões no domingo, às 17h e 20h) no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971 – Centro). O ingresso custa R$ 50.

 

 

CURITIBA Forrobodo-2

 

 

André Paes Leme, que dirigiu Forrobodó em sua última montagem, de 1995, volta a comandar o espetáculo. Enquanto a versão que foi apresentada em 1995 procurava reconstituir o estilo ingênuo e pitoresco de uma época do teatro carioca, a que chega ao palco do Sesc Ginástico nem usa figurinos antigos, apostando na inteligência do espectador, que verá os atores partirem de uma roda de samba para encarnar seus personagens. “Pode ser uma roda de qualquer época, inclusive dos dias de hoje. O espetáculo poderia se passar num sobrado da Lapa ou no Trapiche Gamboa”, afirma o diretor.

 

 

CURITIBA Forrobodo-5

 

 

O musical tem uma trama simples, que gira em torno de um triângulo amoroso e se passa, em parte, num clube. O pioneirismo do texto de Carlos Bettencourt e Luiz Peixoto estava em levar ao teatro tipos populares, como o capoeira, o guarda-noturno, o ladrão de galinhas. E vários personagens são negros, algo ainda incomum naqueles anos de 1912. E o maxixe, gênero musical em voga nos bailes populares, domina as composições de Chiquinha.

 

 

CURITIBA Forrobodo-4

 

 

A nova versão amplia o repertório original, com cinco músicos em cena, incluindo instrumentos de sopro e um piano. “Fizemos novos arranjos, mas sem perder o apelo urbano muito forte que as músicas têm. É uma sonoridade característica do início do século passado”, diz a diretora musical Maria Teresa Madeira. Junto ao arranjador Leandro Braga, Maria Teresa incluiu oito músicas no musical, de compositores como Pixinguinha, Sinhô e Caninha.

 

 

Mais informações: (41) 3304-7900 / 3304-7999

-- --