Curitiba – “Circo Negro” terá única apresentação no Teatro Novelas Curitibanas

CURITIBA Circo Negro-1

 

 

Após um percurso desenhado por criações cuja dramaturgia tem a assinatura da diretora artística da companhia Sueli Araujo, a CiaSenhas de Teatro apresenta o espetáculo Circo Negro, desta vez com dramaturgia do argentino Daniel Veronese. Um texto-manifesto que coloca em discussão a própria representação a partir do jogo dos atores. A apresentação acontece no dia 08 de julho de 2014, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcante, 1.222 – São Francisco), em Curitiba/PR. A entrada é gratuita.

 

 

CURITIBA Circo Negro-2

 

 

A narrativa do trabalho é conduzida por criaturas/personagens que se alternam entre seres reais e imateriais criando atmosferas cênicas em que a realidade se revela estranha, porém reconhecível em sua crueldade. O universo ficcional proposto na encenação se estabelece como impossibilidade, estranhamento e assombro.

 

A realização de números circenses, propostos no texto de Veronese, serve como metáfora do jogo de relações de poder e competitividade instaurados sobre tênues movimentos entre verdade e mentira, narrativa e drama, personagem e narrador, seres autônomos e autômatos.

 

 

CURITIBA Circo Negro-4

 

 

A citação ao circo está presente em todos os elementos visuais e sonoros criando a paisagem de um tempo-espaço situado entre as imagens do circo mítico – fruto do inconsciente coletivo – em contraste com o lugar do próprio teatro enquanto espaço da representação. O jogo, ao mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação.

-- --