Cuidados com os cabelos no verão | Imagem : internet
Cuidados com os cabelos no verão | Imagem : internet

No verão é importante cuidar da pele e evitar a exposição excessiva dos cabelos ao calor do sol. Além disso, os fios merecem atenção especial depois de curtir a piscina ou o mar, o que pode causar enfraquecimento e desnutrição se não houver cuidados especiais.

De acordo com o hairstylist Sandro Rodrigues, da UAU, Hair Express, rede de salões de beleza, o primeiro passo para hidratar os cabelos é passar creme sem enxague com proteção UV, conhecidos como leave-in. “Após isso, é preciso higienizá-los com shampoo, passar condicionador, o que fecha as cutículas e, se for possível, utilizar uma máscara própria para o tipo de cabelo”, recomenda o especialista.

Para quem for se aventurar na piscina, Rodrigues alerta para os cuidados com os cabelos loiros, que em contato com o cloro, podem ficar esverdeados. “Por isso, a proteção com o leave-in deve ser feita sempre”, ressalta. Já no caso dos banhos de mar, o profissional diz que o sal é o maior vilão dos fios. “Essa exposição requer muitos produtos com filtro solar potencializado antes. Depois, é importante lavar com shampoo, condicionador e proteger com leave-in”, ensina ele, que indica tanto a secagem com secador, quanto ao natural.

A hairstylist Leila Alkimim Bueno, da UAU, Hair Express, recomenda as precauções necessárias para cada tipo de cabelo:

:: Loiro: tende a amarelar no verão, o ideal é usar sempre um leave-in com proteção solar. Mantê-lo bem nutrido. Caso tenha luzes no cabelo, é indicado o uso de um shampoo desamarelador.

::  Castanho-escuro: nos fios naturais uma nutrição dá um ótimo efeito. Já nos coloridos, o ideal é usar shampoo, condicionador e máscara para a proteção da cor.

:: Ruivo: este, se for tingido, é o tom de cabelo que mais merece atenção especial. Os pigmentos vermelhos desbotam com facilidade, por isso, é essencial ter em mãos um kit de proteção e um leave-in.

:: Coloridos: manter cuidados específicos recomendados por um cabeleireiro, pois cada tom merece um atenção diferenciada.

:: Grisalho: tende a amarelar, por isso é indicado um shampoo especial que ajuda a manter os cabelos com a cor branco limo e vibrante.