Crise no Brasil : pesquisa aponta que consumidor opta por produtos acessíveis comprando mais e gastando menos

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Pesquisa Kantar Worldpanel – Economia Brasileira – Crise no Brasil

Consumidor opta por produtos acessíveis comprando mais e gastando menos
A análise dos dados apurados pelo Consumer Thermometer, estudo elaborado pela Kantar Worldpanel, relevou que o valor gasto pelos brasileiros no curto prazo caiu, principalmente em relação aos produtos perecíveis – queda de 5,9%. No total da cesta, o índice ficou em – 0,5%. Higiene e beleza também apresentam números negativos, com – 1,1%.

Os dados relatam que no período analisado as bebidas saudáveis, como água de coco e chá líquido, ganharam força dentro dos domicílios brasileiros, principalmente entre novos compradores de todos os níveis sócio-econômicos. Já o leite surge puxando a retração em valor.

Preço acessível e promoção
A pesquisa aponta ainda que as marcas acessíveis fizeram sucesso entre os brasileiros no período estudado, crescendo 3 pontos percentuais em valor acima da cesta no país – a maior parte do aumento pode ser creditada principalmente às marcas locais. Já as marcas premium, conseguiram crescer 40% em valor, mas, via promoção.

Aumento no Consumo
O consumo de produtos de rápido consumo (FMCG) registrou aumento de volume em toneladas de 2,2% nos meses de setembro, outubro e novembro de 2017 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quando analisado o ano móvel de dezembro a novembro de 2017 X 2016, houve crescimento de 1,4%.

Canais de Compra
Quando analisados os canais de venda, supermercado de vizinhança e farmácias se destacaram a longo prazo – varejo tradicional foi o que mais registrou queda, já o porta a porta registrou o pior desempenho no curto prazo.

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