Porto Alegre – Leopoldina Juvenil recebe concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra com entrada gratuita

Orquestra de Câmara da Ulbra - Foto Nathan Carvalho
Orquestra de Câmara da Ulbra – Foto Nathan Carvalho

Compositores da Rússia, Noruega, Itália e Brasil ganham espaço no concerto da série Domingo Clássico Juvenil, da Orquestra de Câmara da Ulbra. O espetáculo será no dia 5 de junho de 2016, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre / RS. A entrada é franca. Sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

O destaque do repertório é a Sinfônica de Câmara, de um dos mais célebres compositores do século XX: Dmítriy Shostakóvich (1906 – 1975). “Neste ano, em que comemoramos os 20 anos da Orquestra, estamos apresentando uma seleção das músicas mais significativas do nosso repertório. E a Sinfônica de Câmara é uma obra prima de Shostakóvich, composta em homenagem às vítimas da guerra e do Fascismo”, explica o maestro Tiago Flores.

O programa ainda conta com a execução de A Morte de Ase, da Suíte Peer Gynt, do norueguês Edvard Grieg (1843 – 1907), maior expoente da cultura musical escandinava; além de Árias e Danças Antigas, uma das obras mais conhecidas do compositor italiano Ottorino Respighi (1879 – 1936).

Para completar, o maestro escolheu uma obra brasileira: Três Peças Nordestinas, de Clóvis Pereira dos Santos (1932), compositor, arranjador, pianista e regente, autor de frevos, caboclinhos, maracatus e obras para o repertório orquestral.