Comportamento : ser um homem “dono de casa” melhora o relacionamento

Comportamento-homem-dono-de-casa-1

As mulheres sempre foram as responsáveis por cuidar da casa e realizar as tarefas domésticas. Porém, essa imagem já não é tão constante na sociedade atual, onde elas saem cada vez mais de suas casas e vão para seus escritórios, academias e outros ambientes que desenvolvem atividades.

Com essa evolução natural da mulher, a educação que era passada as novas gerações se perdeu. Para a psicóloga clínica voltada para a saúde do homem Carla Ribeiro, esse papel da mulher mudou totalmente de figura. “As mulheres que sabiam lavar, passar, fazer comida, arrumar a casa, cuidar dos filhos e manter uma ordem em seu lar eram as mais valorizadas para o casamento. Elas eram educadas para realizar as tarefas de casa e passar sua vida assim, mas hoje a mulher passou a ter seus próprios estudos e carreiras profissionais, deixando os trabalhos domésticos em segundo plano”, afirma.

Comportamento homem dono de casa (2)

Segundo Carla, isso resultou também em uma modificação em relação ao homem, já que ele precisou se reposicionar na família. “O papel do homem foi repensado e, atualmente, eles já se mostram mais parceiros e atuantes na família, assim como a mulher sempre foi. Eles estão aprendendo a lavar sua própria roupa e passar um pano no chão, alguns até mesmo nunca tinham lavado uma louça antes”.

Essa mudança criou então os chamados “donos de casa”, que, ainda de uma forma discreta, são mais conscientes e decididos. Contudo, ainda que exista, por alguns, um certo preconceito com os homens realizando tarefas de casa, a maioria percebeu que essas divisões nas obrigações diárias fazem com que o relacionamento melhore ainda mais. Aquele estereótipo de que as mulheres iam cuidar da cozinha e os homens ver futebol depois do almoço de domingo deixa de existir. Assim, Carla ressalta que igualdade e compreensão são duas palavras chaves para desenvolver uma relação estável. “O entendimento mútuo é cada vez mais importante. Assim como os homens vão jogar futebol, hoje as mulheres também têm seus próprios programas com amigas”, conta a especialista.

Assim, a psicóloga também ressalta que a mulher está a procura dos homens donos de casa. “Hoje, as mulheres têm uma enorme preocupação com sua vida profissional como jamais houve. Por isso, elas procuram um homem que entenda que ela é independente e que ele deve fazer parte da engrenagem para ambos não atrapalharem um ao outro”.

“A relação conjugal fica mais harmoniosa e até o sexo pode ficar mais intenso. Essa aproximação do homem com a mulher faz com que elas se sintam mais interessantes. Ou seja, quando ele fala que entende quando ela está cansada, no final das contas ele terá apenas benefícios: ela ficará mais feliz e satisfeita e dará mais carinho para o homem, enquanto ele sofrerá com menos conflitos e discussões”, conclui Carla.

-- --