A hora certa pra tirar a fralda do bebê

crianca nene

Quando o bebê se aproxima dos dois anos, é chegado o momento de iniciar o processo de retirada da fralda. Um processo difícil e que exige paciência e comprometimento dos pais e, no caso das crianças que frequentam colégios infantis, também dos educadores.

Com pais e mães trabalhando em período integral, aumenta a necessidade de deixar o filho sob o cuidado de profissionais também durante todo o dia. Por isso, o processo de desfralde exige um trabalho em conjunto, pautado pelo diálogo, como explica a pedagoga e diretora do Colégio Evolve, Jurema Esteban. “Pais e educadores devem avaliar, juntos, se a criança está preparada e também se os pais se encontram num momento propício.”

Para fazer essa análise, a psicóloga Susana Ório, explica que alguns critérios podem ajudar. “Os pais devem avaliar a maturidade psicóloga da criança. Uma dica é notar se ela já desenvolveu certa coordenação motora e se já tem a percepção que está com vontade de ir ao banheiro.”

Se pais e educadores perceberem que é chegado o momento do desfralde, o processo deve ser gradativo. Além disso, devem estar preparados para que vários “escapes” aconteçam, até que a criança possa, finalmente, estar pronta para abandonar o uso da fralda.

A pedagoga Jurema Esteban ajuda com cinco dicas para o processo de desfralde:
1. Levar a criança regularmente ao banheiro, mesmo que ela não demonstre vontade;
2. Fazer elogios sempre que a criança utilizar o banheiro corretamente;
3. No caso de “escapes”, explicar, calmamente, que o lugar de xixi ou cocô é no vaso sanitário;
4. Vestir a criança com roupas que ela possa retirar com facilidade;
5. Esquecer as fraldas, ao menos durante o dia.

Foto: Reprodução Internet

-- --