Começa o transporte do maior transformador do Complexo Eólico em Santa Vitória do Palmar

Começou na terça-feira (10.05.16), o transporte do Transformador 275 MVA 500 kV, equipamento de grande porte que conectará ao nível de tensão de 525Kv o Complexo Eólico da Atlantic na cidade de Santa Vitória do Palmar/RS. O transporte da peça deve levar 45 dias e mobilizará uma equipe de 20 pessoas.

O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, da Atlantic, terá potência instalada de 207MW, suficiente para abastecer 400 mil residências, o que equivale a 38 cidades iguais a Santa Vitória do Palmar, onde os doze parques do complexo serão instalado. O complexo, que contará com 69 aerogeradores, começa a operar em 2018 mas a previsão é que o pacote elétrico fornecido pela WEG já esteja disponível para energização no fim de 2016.

Energia Eólica no Rio Grande do Sul
O maior complexo de energia eólica da América Latina, com potencial para se tornar o maior do mundo, está em construção no Rio Grande do Sul. São três grandes parques eólicos em obras: Santa Vitória do Palmar, Chuí e Hermenegildo. Juntos serão responsáveis pela geração de mais de 550 megawatts (MW) de potência, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões habitantes.

Cenário nacional
Com o aumento da geração de energia limpa por meio do parque, o Brasil caminha para superar a marca dos atuais 9 GW de potência eólica instalada. A estimativa traçada pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), é de que esta fonte represente em 2020, cerca de 10% da matriz elétrica.

-- --