Dicas para vender mais em tempos de crise

dicas-como-aumentar-as-vendas-negocios-financas-vendas-sortimentos-foto-reproducao-internet-600x350-1

O Brasil passa atualmente por um momento de muita insegurança em sua economia, e cada vez mais as empresas precisam criar estratégias para se manter ativa diante das dificuldades que o mercado vem apresentando. Para a Palestrante e Master Coach Danieli Guimarães, especialista na área comercial, a crise pode ser facilmente encarada e vencida, quando se tem a atitude correta diante de qualquer situação de conflito, e em tempos de crise mais do que nunca, segundo ela “A qualidade dos seus pensamentos, determinam a qualidade das suas vendas”

Não há crise, fracasso, insucessos que resistam a um trabalho de vendas bem feito. Confira algumas dicas fundamentais para se obter sucesso em vendas.

1. Seja um Orientador do Seu Cliente

Acabou aquela fase de “empurrar produtos”, o vendedor precisa aprender a ser um Orientar, ninguém quer fazer negócios com pessoas que não saiba o que fala e muito menos, ofereça o produto que está “parado no estoque” , o cliente que ser orientado de forma assertiva, ele quer vc o oriente para a decisão correta. Certifique que você faz isso.

2. Descubra qual o problema que seu produto ou serviço resolve

As pessoas não querem comprar nada. Elas querem resolver seu problema. Que problema o seu produto resolve? “Ninguém compra sapatos, as pessoas compram, conforto, design, status, marca, beleza”, diz Danieli Guimarães. Todos os produtos resolvem algum problema do cliente, e você precisa saber exatamente qual o seu resolve para você oferecê-lo de maneira correta e vender mais.

3. Descubra de qual concorrente seu cliente está comprando

Para fechar negócios com novos clientes, é importante identificar não apenas a concorrência no geral, mas também identificar em qual concorrente o seu cliente está comprando, pois assim saberá qual o perfil de comprador ele tem, se compra por preço, qualidade ou prazo e assim facilmente conseguirá conduzir a negociação na linguagem de compra dele.

4. Não perca o “time” da venda

70% dos vendedores não conseguem identificar o momento de parar de falar dos benefícios e fechar logo o negócio, frases como: Você tem esse produto em estoque? Qual o prazo de entrega? ou até, “Você garante que esse produto é confiável?” São sinais de que o cliente já se viu consumindo o produto. Ou seja, é hora de parar de falar de benefícios e partir para o fechamento, simples e direto, pois o cliente já decidiu pela compra, você só precisa criar as condições certas para isso.

5. Acredite em Você

Não existe técnica de vendas no mundo, que fará um vendedor vender mais, se ele não acreditar nele.
Receber motivação de palestras, lideres, gestores, é fundamental, mas o vendedor precisa acreditar que ele é capaz de chegar lá, de alcançar qualquer coisa que deseja ou sonha. Danieli ainda afirma “Acredite em você acima de qualquer coisa, isso te fará chegar em lugares nunca antes imaginados por você”.

6. Diga Obrigado

Quando foi a última vez que você ligou para um cliente apenas para dizer “Obrigado”? Ser grato é um dom. Os vendedores geralmente vendem, e nunca mais entram em contato com o cliente, não se relacionam com ele, se ligam novamente é para vender mais, oferecer mais produtos ou serviços. Danieli defende o fato de que é necessário sempre se relacionar com o cliente, independentemente se ele te gerará um negocio imediato ou um negocio a longo prazo. Vendedores que se relacionam com o cliente mensalmente tem um alto indice de fidelização, aqueles que só se aproximam para vender, uma hora ou outra perderá o cliente para concorrência que estará disposta a se relacionar efetivamente com o cliente.

7. Treine, estude e pratique

Acostumada a treinar equipes comerciais pelo pais todo, Danieli diz que: “Em tempos de crise, quem não estiver preparado estará fora do mercado de trabalho. Não dá mais para ser amador em um mercado tão competitivo. “Ler livros de vendas, participar de palestras, treinamentos, conversar com mentores, acompanhar vendedores mais experientes e aplicar tudo o que se aprende será um grande diferencial do vendedor que ganhará muito dinheiro mesmo nesse momento e daquele que ficará por ai reclamando que não vende pois a “crise está grande”.

Ficar atento ao mercado e as pessoas é fundamental para vender mais, perceber a direção correta que cada negócio deve tomar é fundamental e fará toda a diferença no final do mês no momento da entrega das metas.

“Melhorar a qualidade dos seus pensamentos, ter a atitude certa e estar aberto para aprender te fará passar por esses momentos desafiadores da nação sorrindo”.

Foto: Reprodução Internet

-- --