Como usar o crochê na decoração de casa

arquitetura-decoracao-croche-quarto-do-casal-cobre-leito

Em um mundo globalizado, onde tudo é feito em escala industrial e artificial, os trabalhos manuais se tornam cada vez mais valorizados. O crochê, com sua delicadeza e riqueza de detalhes, já conquistou seu sucesso nas passarelas. Agora é a vez de a decoração abrir espaço para este charmoso artesanato, que dá um toque especial e original para qualquer ambiente.

O crochê, com certeza, remete à memória afetiva e é uma opção prática e de baixo custo para adicionar aconchego e cor à casa. Este artesanato pode ser utilizado como capa para os mais variados tipos de banco ou cadeira. As linhas felpudas são também ótimas opções para tecer capas de almofadas, que ficam com um toque macio e aconchegante. As capas também decoram pufes, lustres, luminárias e até vasos de planta. Clássicas, as toalhas barradas com crochê podem ser usadas no dia a dia. Basta apostar em peças que tenham as cores do momento.

Peças adornadas com crochê pudem ser conferidas em diversos ambientes da Casa Cor Goiás. No Quarto do Bebê, da designer de interiores Mônica Monteiro Ribeiro, a imponente cadeira clássica dourada é acompanhada por um pufe revestido por “flores” de crochê, resultando em uma peça totalmente diferenciada. Já no contemporâneo e sofisticado Studio 01, dos arquitetos Ana Paula de Castro e Sanderson Porto, o artesanato se faz presente no revestimento de pufes, almofadas e bancos de cores sóbrias e tamanhos variados.

arquitetura-decoracao-croche-quarto-do-bebe-pufe

As almofadas revestidas por crochê também estiveram presentes no Quarto da Menina, da arquiteta Thais de Souza Parreira; na Varanda Sensorial, do arquiteto Giovanni Borges; e no Varandão, da designer de interiores Doriselma Mariotto. Na Casa no Campo, do designer de interiores Genésio Maranhão, teve  um banquinho totalmente coberto com crochê. Já no Quarto do Casal, dos arquitetos Fernanda Toledo de Almeida e Erico Naves Rosa, o material apareceu no elegante cobre-leito da cama.

Dica
Antes de colocar a peça em uso, recomenda-se aplicar uma camada de spray para nobuck (o mesmo que é usado em sapatos de couro ou camurça). O produto torna a peça impermeável e ajuda a não acumular sujeira.