37% do comércio varejista de São Paulo está com estoque acima do ideal

Os dados são de março de 2016 e foram apurados pela Fecomercio/SP

O índice de adequação dos estoques do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo apontou queda de 2% em março, motivado pelo aumento de empresários entrevistados que afirmaram estar com estoques acima do desejado. Os dados são do Índice de Estoques da Fcomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

De acordo com a pesquisa, a queda do indicador no mês se deve à elevação da proporção de empresários que afirmaram estar com os estoques em situação acima da adequada, que subiu de 35,7% em fevereiro para 37,2% em março – alta de 1,5 ponto porcentual. Já a parcela de empresários com estoque abaixo do adequado (15,3%) apresentou queda de 0,5 ponto percentual ante os 15,8% registrados em fevereiro.

Com isso, ao somar os estoques abaixo e acima do ideal, a maioria dos varejistas (52,5%) afirmou que seus estoques estão inadequados em março. A proporção de empresários que afirmaram possuir estoques adequados, com isso, caiu um ponto porcentual e registrou 47,2% em março, ante os 48,2% em fevereiro.

-- --