Climatempo alerta para situação favorável a queda de neve nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

frio-temperatura-termometro-frio-600x330

Este abril de 2016 está mesmo terminando com muitas emoções meteorológicas. A sexta-feira, 29, foi um festival de recordes de frio em capitais, temperaturas negativas e geada. E para fechar o mês com chave de ouro (ou de gelo), surgiu uma nova situação favorável a queda de neve.

Desta vez, as simulações dos modelos físico-matemáticos de previsão de neve indicam uma possibilidade menor, mas na mesma região onde o fenômeno foi observado rapidamente entre a tarde do dia 27 de abril e a madrugada de 28 de abril. Se ocorrer, a neve deve fraca e em pequena quantidade, com pouca chance de acumulação. Não vai dar para fazer boneco de neve.

A possibilidade de queda de neve é considerada apenas para áreas mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, da região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de 29 de abril e madrugada de 30 de abril. Urupema (SC), São Joaquim (SC), Urubici (SC) e São José dos Ausentes são cidades com possibilidade de ocorrência do fenômeno.

O ar polar continua atuando de forma intensa sobre o Sul do Brasil. O aumento da nebulosidade que começou a ocorrer na noite desta sexta-feira é uma favorável à neve. A temperatura por volta das 20 horas da sexta-feira, 29, não estava tão baixa como no evento de neve entre os dias 27 e 28 de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, São José dos Ausentes estava com 4,6°C, Bom Jardim da Serra com 2,7°C (Morro da Igreja) e São Joaquim com 5,6°C.

Sincelo se formou em Urupema (SC)
O frio intenso da quinta-feira, 28 de abril de 2016, em Urupema, na região serrana catarinense, e a presença de muita umidade em suspensão no ar, por causa do nevoeiro que havia na região, permitiu a formação de um fenômeno muito bonito e parecido com a neve: o sincelo. O fenômeno é caracterizado pelo congelamento de gotas de água em suspensão ao tocar a superfície. O sincelo se se formou no Morro das Torres, em Urupema e deixou a paisagem branca, extamente como a neve. Segundo dados da estação meteorológica do Epagri/Ciram, a temperatura em Urupema no dia 28/4/16 foi de -3,2ºC.

por Josélia Pegorim /Climatempo

-- --