Público especializado prestigia lançamento do Dia do Vinho 2016 em Porto Alegre

Circuito Brasileiro de Degustação de Vinhos - Foto Dominique Gass
Circuito Brasileiro de Degustação de Vinhos – Foto Dominique Gass

Jornalistas, enófilos, sommeliers, proprietários de restaurantes e executivos dos setores de enogastronomia, hotelaria e turismo do Sul do país prestigiaram o lançamento do Dia do Vinho 2016, na noite de terça-feira (22.03.16), no restaurante PPKB, em Porto Alegre / RS. A apresentação da próxima edição do evento, que ocorre entre os dias 20 de maio e 5 de junho, atingiu público altamente especializado de aproximadamente 300 pessoas, que participava simultaneamente da etapa gaúcha do Circuito Brasileiro de Degustação (CBD), evento realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS). A programação do Dia do Vinho abrange 10 municípios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, o polo vinícola da Campanha Gaúcha, além da Feira de Vinhos em Porto Alegre e do Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP).

“O Dia do Vinho é um evento integrado que está se expandindo para todo o Brasil. E isso só é possível graças a todos os apoiadores. O comitê dos municípios e as entidades envolvidas fazem toda diferença. Pelo segundo ano consecutivo teremos duas semanas para celebrar o mundo do vinho”, diz a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato. Já o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá sublinhou as características dos rótulos nacionais a serem apreciados com preços especiais durante as duas semanas de celebração. “O vinho brasileiro é elegante, alegre, descontraído, fácil de ser consumido”, observou.

DIA DO VINHO
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

MERCADO
Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul. Os rótulos brasileiros já conquistaram mais de 2,4 mil medalhas internacionais e são exportados para cerca de 35 países. “O vinho brasileiro vem, cada vez mais, conquistando espaço no mercado internacional. Nossos rótulos trazem o frescor de uma indústria jovem. O estilo dos nossos produtos vem sendo descoberto e cada vez mais admirado mundo afora”, completa Scottá. Hoje, o faturamento de estabelecimentos que contam com vinhos e espumantes em suas cartas de bebidas cresce de 25% a 30% ao ano.

CIRCUITOS
“O Circuito é uma excelente oportunidade para quem trabalha com vinhos e espumantes conhecer com detalhes os rótulos presentes nas cartas de vinhos de restaurantes e nas gôndolas de supermercados e lojas especializadas, por exemplo”, avalia o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá. Nos dias 4 e 5 de abril, serão realizadas as etapas do CBD em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

APOIOS
A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque-SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau e Phoenix Eventos.

-- --