CineSesc apresenta clássicos de John Ford a partir de 28 de julho em Porto Alegre

CineSesc clássicos John julho Porto Alegre 2014

O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove, entre 28 e 31 de julho, a “Mostra de Cinema John Ford”, em Porto Alegre. Com sessões gratuitas às 17h e 19h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), a mostra intitulada “A América por John Ford” apresentará grandes clássicos do cineasta americano, um dos responsáveis pelo status que o gênero faroeste adquiriu no decorrer da história do cinema. O público poderá assistir gratuitamente a oito obras de John Ford que o apresentam como um diretor capaz de produzir filmes com temáticas diversas, mas alicerçadas na história norte-americana.

Com um currículo de nada menos que 133 filmes ao longo da carreira, o cineasta tinha facilidade de trabalhar com os atores, fazendo-os improvisar e realizando poucas tomadas de cenas. Entre os atores que trabalharam com Ford, pode-se citar as presenças marcantes de James Stewart, Henry Fonda, Will Rogers, John Carradine, Maureen O’Hara, George O’Brien, Ward Bond, Harry Carey Jr., Victor McLaglen, e o seu ator-ícone e xará John Wayne.

Seu trabalho cinematográfico foi marcado pela clareza de opiniões sobre o homem, a história e a sociedade norte-americana. Ford jamais intencionou manter uma postura socialmente crítica, mas sempre foi profundamente dedicado à humanidade das pessoas, independentemente de sua posição social, desde que a posição desses personagens ratificasse a ética valorativa dos pioneiros, daqueles que enfrentaram as adversidades para construir uma nova ordem social.

A programação faz parte do projeto CineSesc. Mais informações sobre a atração podem ser obtidas no Sesc Centro pelo telefone (51) 3284-2070.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra de Cinema John Ford – Porto Alegre
Local: Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 17h e 19h
Entrada franca

28/07
Segunda-feira
17h: Filme “Médico e Amante”
Jonh Ford, 1931 – P&B, 98 min.
Classificação indicativa: 12 anos
19h: Filme “Juiz Priest”
Jonh Ford, 1934 – P&B, 96 min
Classificação indicativa: livre

29/07
Terça-feira
17h: Filme “O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões”
Jonh Ford, 1936 – P&B, 96 min
Classificação indicativa: livre
19h: Filme “A Mocidade de Lincoln”
Jonh Ford, 1939 – P&B, 100 min
Classificação indicativa: livre

30/07
Quarta-feira
17h: Filme “No Tempo das Diligências”
Jonh Ford, 1939 – P&B, 97 min
Classificação indicativa: livre
19h: Filme “Rastros de Ódio”
Jonh Ford, 1956 – Cor, 119 min
Classificação indicativa: livre

31/07
Quinta-feira
17h: Filme “As Vinhas da Ira”
Jonh Ford, 1940 – P&B, 129 min
Classificação indicativa: 12 anos
19h: Filme “O Homem Que Matou o Fascínora”
Jonh Ford, 1940 – P&B, 119 min
Classificação indicativa: livre