Caxias do Sul : Candidatas a Soberanas da Festa da Uva 2019 são apresentadas oficialmente

Candidatas a Soberanas da Festa da Uva 2019 1- Foto Leandro de Araujo


Soberanas da Festa Nacional da Uva 2019

A noite de quarta-feira (13.12.17), ficará marcada na memória das 18 candidatas a Soberanas da Festa Nacional da Uva 2019. As meninas foram apresentadas oficialmente à comunidade caxiense em um jantar. Emoção e novidades marcaram o evento que dá início a bela giornada que elas irão trilhar até o dia 19 de maio, dia da escolha.

A noite, que teve a presença de convidados, autoridades e imprensa, iniciou com o discurso da presidente da Festa Nacional da Uva 2019, Sandra Mioranza Randon, que resgatou fatos históricos para demonstrar a importância da Festa para Caxias do Sul. “Nossa festa foi alicerçada em quatro pilares: gastronomia, negócios, diversão e o passado e futuro. Nós temos história e precisamos contá-la e recontá-la, além de mostrar o que temos de melhor em nossa cidade para os caxienses e turistas”, frisou.

A apresentação das 18 candidatas foi marcada pela emoção e expectativa. Após o desfile coletivo, com coreografia de Ciana Reis, as meninas subiram ao palco individualmente e citaram frases alicerçadas em dados históricos e culturais sobre Caxias do Sul, a imigração italiana e a Festa da Uva. A apresentação encerrou com um desfile coletivo e com um jantar inspirado na culinária italiana e elaborado pelo chef  Antônio Bosco, em parceria com o gerente de alimentos e bebidas, Fausto Lima.

Candidatas a Soberanas da Festa da Uva 2019 1- Foto Leandro de Araujo

As vindimadoras

O figurino de vindimadora, criado pela professora e pesquisadora Véra Stedile Zattera, surpreendeu pela beleza e relevância histórica. O traje é espelhado na colheita da uva e no início das Festas da Uva, onde as mulheres se vestiam com vestes de vindimadoras para recepcionar os visitantes.

O look completo é composto por saia, blusa, colete e avental. As saias, com comprimento logo abaixo do joelho, no estilo dos vestidos utilizados nas Festas de 50 e 60, foram confeccionadas em quatro tons: vermelho, verde, azul e amarelo. O colete, em cores diferentes que compõem o look com a saia, reporta as mulheres alpinas, do norte da Itália. “Os imigrantes que chegaram aqui, em sua maioria, era de origem vêneta e trentina-alta ádige, no norte do país, então buscamos inspiração nesse local”, destaca a pesquisadora.

O avental, um clássico da Itália e da colonização, é confeccionado em renda branca e remete as peças utilizadas pelas mulheres nos fins de semana, quando elas usavam peças mais elaboradas. “As candidatas estão juvenis e alegres, pois estão em uma festa”, explica. Na cabeça, uma guirlanda de flores complementa o figurino. Os tecidos usados foram algodão e tafetá. “O veludo foi substituído por um tecido de algodão mais grosso, que diminui a sensação de calor”, frisa Véra.

Candidatas Soberanas Festa da Uva 2019 Caxias do Sul- Foto Leandro de Araujo

Candidatas Soberanas Festa da Uva 2019 Caxias do Sul- Fotos Leandro de Araujo