Mercopar 2015 terá espaço dedicado à tecnologia assistiva e robótica

Caxias do Sul Feira Comercial Mercopar

Considerada uma expressão ainda nova, porém cada vez mais difundida, a tecnologia assistiva representa a identificação de serviços, materiais e recursos que facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência, ampliando sua independência e qualidade de vida. A Mercopar, que reunirá cerca de 400 expositores em Caxias do Sul no período de 6 a 9 de outubro de 2015, dará destaque a este tema, por meio de uma parceria com a empresa Mercur, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Faculdade de Tecnologia (FTEC) e a com a escola Vereda Criativa.

No espaço denominado Ateliê Criativo serão realizadas oficinas de cocriação, onde equipes interdisciplinares formadas por cinco integrantes utilizarão a criatividade, inteligência coletiva e prototipação para desenvolver soluções funcionais que possibilitem mais autonomia de pessoas com deficiência. Estas oficinas serão realizadas nos três primeiros dias da Mercopar, com as temáticas Higiene (dia 6), Alimentação (dia 7) e Educação (dia 8). “O último dia da feira será usado para o teste dos produtos desenvolvidos e minioficinas relacionadas ao escopo de tecnologia assistiva, além de celebrarmos os resultados”, explica o técnico Gustavo Schneck Moreira, da Gerência de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/RS. As vagas são limitadas e gratuitas.

OFICINAS CRIATIVAS – Colaboração e criatividade, tendo como objetivo a geração de resultados práticos. Este é um dos principais objetivos das Oficinas Criativas que serão realizadas no Salão da Inovação durante a Mercopar. Nos quatro dias da feira serão tratados temas inovadores e de interesse geral não só para os expositores, mas também para os visitantes. Entre os assuntos abordados estão a ferramenta Blender, que permite a criação de vastos conteúdos de 3 D, e o Storytelling, estrutura narrativa utilizada para criar mais engajamento junto ao público, bem como a projetação da imagem empresarial e de marcas, inovando no seu modelo de negócios. Também estarão em pauta os temas Impressora 3D, Design Thinking, Arduíno, Como gerar valor para meu cliente e Free Cad.

O Salão da Inovação do SEBRAE/RS na Mercopar 2015 terá ainda os Desafios de Robótica e o Laboratório de Prototipagem, ambos em parceria com o Polo Marista de Formação Tecnológica, de Porto Alegre. Neste laboratório serão disponibilizados equipamentos como impressoras 3D, fresadoras, furadeiras de bancada e várias ferramentas portáteis, que poderão ser utilizadas por expositores, visitantes e pelos participantes do espaço Tecnologia Assistiva e Desafios de Robótica. “Assim, haverá a possibilidade do pessoal trabalhar com fabricação digital e prototipagem rápida de ideias, visando a inovação e proporcionando estímulo para o empreendedorismo”, ressalta Gustavo Moreira.

-- --