Enólogo português Álvaro Van Zeller vai apresentar degustação dos vinhos do Porto na Casa Rio Verde, em Belo Horizonte

CasaRioVerde-VinhosdoPortoMAYNARDS

O enólogo português, Álvaro Van Zeller, vai brindar os amantes do Vinho do Porto com uma degustação de sua produção, no dia 28 de agosto de 2017, às 19h30, na loja Casa Rio Verde ( Praça Marília de Dirceu, 104, bairro de Lourdes), em Belo Horizonte / MG. Os convites estão à venda no VinhoSite, loja virtual da Casa Rio Verde.

VINHOS QUE SERÃO DEGUSTADOS:
::> Porto MAYNARD’S 10 ANOS
::> Porto MAYNARD’S COLHEITA 2003
::> Porto MAYNARD’S 20 ANOS
::> Porto MAYNARD’S LBV 2009
::> Porto MAYNARD’S VINTAGE 2000
::> Porto MAYNARD’S 10 ANOS WHITE

A Casa Rio Verde é, há quatro anos, representante exclusiva no Brasil da marca Maynards, cujos Portos são assinados por Álvaro, na Barão de Vilar, empreendimento de sua família. Álvaro é um dos grandes nomes na produção desse vinho cheio de tradição. Entre centenas de premiações, está o título de “Enólogo do Ano de Vinhos Generosos – 2015”, da principal publicação portuguesa sobre vinhos, a Revista de Vinhos.

O enólogo é conhecido internacionalmente pelas incríveis alquimias no mundo do vinho. É considerado um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de uma categoria inteiramente nova de vinhos do Porto, os Brancos Envelhecidos. Grandes estrelas em todas as provas que participam, esses vinhos têm encantado a todos e são hoje comercializados com sucesso.

Vinhos do Porto Branco Envelhecidos por Álvaro Van Zeller
Até 2007, apenas os vinhos do Porto Tawny podiam ser enquadrados na Categoria Especial “Vinho do Porto com Indicação de Idade”. No entanto, depois de mais de dois anos de trabalho junto ao IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – e da Associação de Empresas de Vinho do Porto – AEVP – representante de mais de 90% do comércio de Vinho do Porto, a empresa Andresen conseguiu “convencer qualitativamente” o setor para a criação de um novo estilo de Vinho do Porto dentro da categoria especial “Vinhos do Porto com Indicação de Idade”: os ‘Vinhos do Porto Brancos’! Assim, junto com o 10 Anos Tawny, aparece no mercado o primeiro 10 Anos Branco (White).

Em 2008 chega o Vinho do Porto Branco da Categoria Especial “Reserva” e só em 2009 aparece o primeiro 20 Anos Branco. Dessa vez, já não foi pela mão da casa Andresen. Mas, não foi preciso esperar muito mais para as firmas apresentassem ao mercado o 30 e 40 Anos Branco.

A Maynard’s apresenta o seu primeiro 10 Anos Branco em 2014. No mesmo ano lança uma série limitada de garrafas de Colheita 1989 Branco e em 2015 chega ao mercado o Colheita 2004 Branco.

Se é certo que os Vinhos do Porto Brancos com Indicação de idade aparecem em 2007, os Vinhos do Porto Brancos Colheita já apareciam, timidamente, no mercado. Algumas casas de Vinho do Porto vendiam reduzidíssimas quantidades de Colheita Branco velho e muito velho, ‘coleções’ particulares que tinham nos seus históricos estoques.

Maynard’s
A marca Maynard’s recupera a história de Walter Maynard, nascido em 1652, antepassado da família van Zeller, através do seu casamento com Doroteia Augusta Kopke. Maynard`s foi um dos primeiros exportadores de vinho do Porto para Inglaterra. A marca apresenta um posicionamento premium visível em todos os detalhes, desde a seleção de vinhos até a apresentação do próprio produto final, pormenores que fazem a diferença e são sinônimo de exclusividade, paradigma de um produto único, com uma história de séculos.

Nos últimos 6 anos foram mais de 60 prêmios em diferentes competições, entre elas: Challenge International du Vin, Vinalies Internationales, Decanter World Wine Adwards e Concours Mondial de Bruxelles. Os vinhos também estão na lista top de críticos como Robert Parker: o Maynard`s 1934 – 96 pontos e o Maynards 2004 Colheita White Port – 91 pontos pela Wine Advocate (RP) – dez 2015. O Maynard`s 2011 Vintage Port foi agraciado com 94 pontos pela Wine Enthusiast 2013. Mais informações sobre os vinhos do Porto Maynard’s no www.vinhosite.com.br

-- --