Carnaval 2016 – Rosas de Ouro leva a tatuagem para a Avenida

Rosas-de-ouro

Em séculos de existência, marcas criadas ou conquistadas evoluíram como o próprio homem. O ato de marcar o corpo é tão antigo quanto a humanidade. Peles camufladas desbravaram espaço e se tornaram presente. Para contar a evolução da tatuagem, o Carnavalesco André Cezari marca a sua estreia traçando com ousadia a trajetória da Escola em 2016.

Tabu ainda na década de 90, a arte da tatuagem hoje ganha projeção e até espaço reservado para contar parte dessa trajetória, o “Museu Tattoo Brasil” primeiro e único da América Latina. Localizado em um prédio histórico e tombado no Centro de São Paulo, foi uma das fontes de pesquisa e inspiração para levar um pouco dessa história da Avenida para o mundo.

O Museu nasceu de uma coleção pessoal do tatuador e artesão Polaco (Elcio Séspede) e hoje conta com cerca de quinhentas peças inéditas. Quadros originais do primeiro tatuador que decidiu parar com as suas aventuras tatuando em navios e fixar moradia no litoral Santista. Conhecido como Lucky (acreditava-se que suas tatuagens traziam sorte), trouxe na bagagem a primeira máquina elétrica que serviu de inspiração para as improvisações nas celas dos presídios: feitas de cordas de violão, seringas de insulina, pedais de máquinas de costura, barbeadores. “Tataus” que esculpiam as cobiçadas peles dos nativos pelos ambiciosos colecionadores, entre muitas outras curiosidades encontradas.

“Estamos lisonjeados pela homenagem da Sociedade Rosas de Ouro levar a “tatuagem” para a Avenida e para o mundo, exaltando a sua parcela na construção da história. Desmistificando os valores, mostrando e retratando como sentimento, cultura e arte. A tatuagem é a marca individual de uma pessoa expressar o que sente através da arte” – afirma Carla Rissatto, diretora do Museu.

O samba-enredo da Rosas de Ouro foi composto por Vagner Mariano, Fabiano Sorriso, Marcus Boldrini, Márcio André Filho, Rapha SP, Wellington da Padaria, Guiga Oliveira e Bolt Mascarenhas. A Agremiação será a 4ª a desfilar no dia 5 de fevereiro de 2016 em São Paulo.

Foto: Divulgação