Turismo na Serra Gaúcha : Locomotiva retorna à Estação em Canela

Estacao Campos de Canella Locomotiva Le Meuse - Cleiton Thiele
Estação Campos de Canella – Locomotiva Le Meuse – Foto Cleiton Thiele

Estação Campos de Canella

Após processo de revitalização a locomotiva retorna ao local de origem, que também passou por reforma.
.
A primeira etapa do Estação Campos de Canella, ambicioso projeto que tem como objetivo revitalizar a Estação Férrea de Canela, recuperando a história do município localizado na Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, e transformando a área em um novo paradouro turístico e comercial no coração da cidade, está concluída, e foi marcada pelo retorno da icônica locomotiva La Meuse ao seu antigo lar.

Locomotiva Le Meuse, que estava desativada há 40 anos está de volta à Canela
A locomotiva que partiu escoltada de Taquara, onde foi revitalizada, chegou na tarde de quinta-feira (06.12.18) em grande estilo em frente ao Parque Mundo a Vapor (Av. Don Luiz Guanella, 1247), em Canela. O maquinário foi pelo corpo de bombeiros e pela comunidade. Já no centro da cidade, a locomotiva foi era esperada por autoridades, parceiros do empreendimento e alunos das escolas Dante Bertolucci e Coopec que estudaram a importância da estação férrea em projeto realizado pela Secretaria de Educação.

.

Locomotiva Le Meuse Estacao Campos de Canella
Locomotiva Le Meuse Estação retornando à Canela / RS – Foto Cleiton Thiele
.

Revitalização e importância
A histórica locomotiva La Meuse, classe 0-6-0, fabricada na Bélgica em 1909, ficou um ano em processo de renovação realizado pela empresa MKR em Taquara (RS). Agora ela deverá ser eternizada no ponto onde funcionou por quase 50 anos e que foi fundamental na formação da cidade.

“Como a locomotiva ficou anos exposta ao tempo e sem nenhum cuidado ou manutenção, a estrutura estava muito deteriorada. Tivemos que reconstruir e forjar muitas peças que não existem mais para reposição. Quem visita-la agora vai ver detalhes que não eram mais percebidos. Com certeza será uma grande atração!”, comentam com orgulho Antônio Carlos Teixeira de Souza Júnior e Márcio Roberto Krummenauer, que trabalharam na La Meuse.

Para trabalhar a questão temática de trens e trilhos, revitalização da locomotiva e o significado do trem na fundação e no desenvolvimento de Canela, a Novalternativa buscou o know how de quem entende muito do assunto: o parque temático Mundo a Vapor. “Assim como nos anos 20, o trem trouxe o progresso para o que hoje é a cidade de Canela. O retorno da locomotiva traz uma nova perspectiva de progresso e empreendedorismo. É como se fosse um divisor de águas, e ao mesmo tempo um resgate histórico, que busca valorizar o nosso passado e utilizá-lo como base para um futuro promissor. Está no DNA do Mundo a Vapor a força do ferro, a sinergia, o movimento, a invenção e a inovação, então, para nós, é um orgulho poder fazer parte desta história que começa a ser reescrita”, afirma a diretora Caren Urbani.

.

Estação Campos de Canella - Locomotiva Le Meuse - Foto Cleiton Thiele
Estação Campos de Canella – Locomotiva Le Meuse – Foto Cleiton Thiele
.

Resgate histórico-cultural
A renovação da emblemática locomotiva de Canela também é ponto de partida para um trabalho com a nova geração de canelenses sobre a origem do município e sua relação com trens e trilhos. Nos dias que antecedem o retorno da La Meuse os alunos do pré ao 4º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, que estarão presentes na recepção, trabalham em sala de aula a história do trem na cidade e participaram de palestra com o historiador Pedro Oliveira. A atividade será continuada pela Secretaria Municipal de Educação, que vai convidar outras escolas a conhecer a locomotiva e a relação dela com Canela.

Estação Campos de Canella
O complexo Estação Campos de Canella resgata a história da fundação da cidade de Canela e sua relação com trens e trilhos com o Memorial do Trem. Além disso, o inédito e ousado projeto contempla espaços de cultura, entretenimento e um centro de gastronomia com pubs, cervejarias, restaurantes, cave de vinhos com produtos locais, além de quiosques comerciais, propiciando espaços variados para maior permanência do residente e do turista no local.

Estação Campos de Canella em Canela na Serra Gaúcha
Locomotiva La Meuse na Estação Campos de Canella
Estação Campos de Canella em Canela na Serra Gaúcha
Estação Campos de Canella em Canela na Serra Gaúcha
Fabio Juchen (editor de sortimentos ) e a Locomotiva Le Meuse antes da revitalização
Fabio Juchen (editor de sortimentos ) e a Locomotiva Le Meuse antes da revitalização
.