Cria da Maratona MUDE recebe premiação de Design de Calçados

Premio design Calcado OkokoeAbel Maratona MUDE
Pl4no da Okoko&Abel ganhou 1º lugar na categoria Design de Calçados

A Maratona MUDE, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem como objetivo revelar novos nomes do design nacional de calçados, segue dando frutos. No início de dezembro/16, a marca Okoko&Abel, criada a partir da primeira edição do evento, em 2014, recebeu um dos mais importantes prêmios do design brasileiro, o Prêmio Bornancini.

Considerado neo-futurista, o produto vencedor como 1º lugar na categoria Design de Calçados foi o PL4NO, um calçado minimalista composto por um único material e que pode ser montado pelo usuário. Sem diferenciação entre o pé esquerdo e o pé direito, o produto não leva cola, costura ou qualquer tipo de componente fixador e é estruturado apenas por mecanismos de encaixe. “A nossa inspiração foi o visionário compositor e arquiteto Iánnis Xenákis e seus projetos gráficos de composição, trazendo à tona formas em ondas, assim como seu caráter anti-tradicional”, explica Ana Sabi, designer da marca. O único componente utilizado é o Polian, do Grupo Amazonas, um material 80% borracha e 20% EVA, caracterizado pela flexibilidade, maciez e resistência. “O fato de ter apenas um material facilita a reciclável do produto”, comenta a profissional.

Características
O material utilizado tem características importantes, que o tornam um produto único em termos de Design e com forte apelo de sustentabilidade. “O nosso calçado é à prova d´água, é mais facilmente reciclável e tem um processo produtivo facilitado em termos de logística – com menor volume para estocagem e transporte – e montagem”, acrescenta Ana.

Reconhecimento
Criada há poucos anos, fruto da participação da equipe formada por Ana Sabi, Cícero Ibeiro e Vinícius Kniphoff na Maratona MUDE 2014, a Okoko&Abel tem conquistado um espaço relevante no mercado de design autoral, com produtos inovadores e que já chamaram a atenção de grandes nomes da moda nacional, como o estilista Lino Villaventura, que levou os calçados da equipe ao São Paulo Fashion Week 2015.

Para Ana, nada disso teria acontecido sem o start dado na Maratona MUDE, que possibilitou o amadurecimento do projeto. “Acreditamos que não somente para nós como para todo o empreendedor, receber este tipo de reconhecimento serve como um estímulo para o desenvolvimento de novos projetos. Além disso, eventos como o Prêmio Bornancini e a Maratona MUDE são grandes incentivadores e promotores do design brasileiro”, destaca a designer, que já teve a sua marca estampada em revistas internacionais como a Cosmopolitan China, que na oportunidade apontou a Okoko&Abel como uma das marcas do futuro do design do calçado brasileiro.

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