Demétrio Xavier apresenta recital Cantos do Sul da Terra no Café Fon Fon, em Porto Alegre

Demétrio Xavier - Foto Andréa Avila
Demétrio Xavier – Foto Andréa Avila


Demétrio Xavier – Cantos do Sul da Terra – Café Fon Fon em Porto Alegre

O músico Demétrio Xavier apresenta mais uma edição do bacana recital Cantos do Sul da Terra, no domingo, 29 de abril, às 20h, no Café Fon Fon ( Rua Vieira de Castro, 22 – Bairro Farroupilha ), em Porto Alegre / RS. Ingressos: R$25,00.

Cantos do Sul da Terra de Abril por Demétrio Xavier
Abril poderia ser o mês da zamba argentina. Há uma, afinal, antológica e anônima, chamada La Siete de Abril – e ninguém pode afirmar com certeza sua origem e o motivo da data. Também num abril do século XIX livrou-se a batalha de Pozo de Vargas, aquela em que, segundo a lenda, o exército inferior em número venceu pelo brio que lhe acendeu a execução de uma zamba tradicional pela banda do regimento – e o tema a partir de aí passou-se a chamar Zamba de Vargas. Mês também de muitos compositores e intérpretes do ritmo e do aniversário de aparecimento de uma zamba histórica, La Pomeña. O Cantos do Sul da Terra vai compartilhar o romantismo crioulo de algumas das zambas mais belas, ao lado de outros temas do Sul da Terra e de gordas cevadas de palavra.

Demétrio Xavier – Foto Andrea Ávila

 

DEMÉTRIO XAVIER
Músico porto-alegrense, especializado, há 30 anos, na música crioula do Uruguai e da Argentina. Atua permanentemente no Rio Grande do Sul e nos dois países platinos. Enfatiza sua pesquisa na obra do argentino Atahualpa Yupanqui, tendo traduzido e gravado, em versão bilíngue, o seu poema maior, O Pajador Perseguido. Venceu a 36ª Califórnia da Canção Nativa com uma poesia musicada por Marco Aurélio Vasconcellos, A Sanga do Pedro Lira. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS, conduz na FM Cultura, de Porto Alegre, o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do Sul do continente. Este ano está gravando um disco pelo Fumproarte, com convidados gaúchos, uruguaios e argentinos.

Booking.com