Hora de las Tapas no Café do Porto

Hora de las Tapas no Cafe do Porto Porto Alegre

Os cafés e os bares tem muito em comum. Como o nome indica, os cafés dedicam-se a servir café, chá e outras bebidas, bem como refeições rápidas. A degustação de vários tipos de blends (combinações de tipos de café), bem como a experiência do barista, tornam, a experiência, uma verdadeira arte, não menos importante do que a apreciação de vinhos, queijos ou azeites. Do ponto de vista cultural, os cafés desempenham um importante papel social, locais de reunião e troca de ideias, precursores de novos momentos desde a sua criação.

A proprietária do Café do Porto, Cacaia Bestetti, tem uma relação de amor com a Espanha há muitos anos. Arquiteta de formação, Cacaia é fã das obras de Gaudí. Desde 2010 a relação com o país se estreitou em função da mudança de seu filho mais novo, Pierre Bestetti. Desde então, Cacaia visita o país pelo menos duas vezes por ano, e passou a amar o modo de vida dos Espanhóis, em especial as “Tapas” e o hábito de “tapear” para acompanhar os vinhos e cervejas nos bares da cidade.

Tapas, na Espanha, são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não. Entretanto as tapas são muito mais que simples aperitivos ou petiscos, sendo elas um costume secular e rodeado de teorias e lendas de sua real origem. Uma das mais antigas teorias de sua origem remonta o reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade em que lhe foi receitado algumas taças de vinho, ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se podia mais servir somente a bebida, ela sempre vinha companhada de um aperitivo para “tapear” a bebedeira.

O ritual das tapas reflete a mentalidade espanhola. Tem alguma coisa melhor que comer, beber e conversar em um ambiente descontraído? Antes de almoçar ou jantar, o espanhol passa de bar em bar para conversar um pouco e tomar uma cerveja ou vinho e comer uma tapa. Tomando uma sidra, um jerez, uma cerveja ou um vinho, se come uma tapa aqui e outra ali.

Inspirada por sua última viagem à terra das Tapas, Cacaia criou a “Hora de las Tapas no Café do Porto” e passa a servir diariamente a partir das 19h, opções dos petiscos servidos em forma de buffet no balcão. As várias tapas já prontas estão dispostas, é só escolhê-las e guardar os palitos que vem junto para contar no final. A conta é paga contando-se os palitinhos que sobraram na mesa.

Alguns ingredientes são essenciais para a produção das tapas. Entre eles o queijo, a azeitona, os embutidos e o azeite de oliva. As cervejas especiais e os vinhos são as bebidas, e as boas companhias são o ingrediente principal.