Fashion Revolution Day : quem fez minhas roupas ?

Fashion Revolution Day

Fashion Revolution Day 2018

Entre os dias 24 e 28 de abril, mais de 90 países celebram a Fashion Revolution Week. No Brasil haverá diversos eventos e ações. O intuito é conscientizar e esclarecer questões sobre o consumo da moda, seus efeitos na sociedade e sobre a atuação dos profissionais do segmento diante dos problemas oriundos do consumo.

O movimento global Fashion Revolution foi criado por um conselho global de líderes da indústria de moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos, com a proposta de exigir mais transparência na cadeia produtiva de moda. A campanha surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. No local funcionava uma grande fábrica de roupas. 

Fashion Revolution Day tem objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível, por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e de conexões que exijam transparência.

quem fez minhas roupas

 da UniRitter, a ação é importante para os alunos pelo viés social do movimento. “A indústria da moda é um dos mercados que mais emprega pessoas no mundo, mas também é uma das que mais polui. Os designers que estamos formando devem ter o DNA da moda sustentável na criação e no desenvolvimento de novos produtos, assim como conscientizar os consumidores finais sobre a valorização de produtos mais sustentáveis e o uso correto dos mesmos”, comentou Anne Anicet, professora de Faculdade de Design em Porto Alegre.