DMAIS Design : festival urbano promove a cultura do design em Belo Horizonte

DMAIS Design cultura do design em Belo Horizonte DMAIS Design

Já estabelecido na programação da capital mineira, o DMAIS Design chega a sua 4ª edição entre os dias 19 e 25 de junho de 2017. Idealizado pelo produtor cultural Renato Tomasi, o festival urbano, que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura; arte; decoração; moda; negócios e inovações foi inspirado na tradicional design week de Milão, na Itália.

Na programação oficial do DMAIS Design, o público terá à disposição aproximadamente 100 eventos independentes e simultâneos por toda a cidade, como: seminários, cursos, palestras, feiras, exposições, instalações, intervenções urbanas, recepções e coquetéis, lançamentos de produtos, dentre outros.

Segundo Renato Tomasi, o mercado mineiro surfa em uma onda de reconhecimento e valorização do potencial criativo das pessoas. “Somos referência em gastronomia, arte, design, arquitetura, mas, não somos unidos. As ações da iniciativa pública são pouco eficientes e temos uma iniciativa privada medrosa, muito bairrista e até sem visão. O resultado disto é que o restante do país não enxerga essa nossa criatividade. Por isso a importância de uma semana de design como o festival DMAIS. Proporcionamos visibilidade para o que está sendo apresentado aqui, criamos o momento do encontro, da produtividade com criatividade”, afirma o produtor.

Para Jaqueline Frauches, diretora da ABD–MG – Associação Brasileira de Designers de Interiores/MG, o festival coloca Belo Horizonte no cenário de eventos do design brasileiro. “Uma semana intensa de ações diversificadas alimenta os profissionais com informação, movimenta o mercado e abre oportunidades para novos negócios”, destaca.

O alvo
Nesta edição do festival, Renato afirma que a meta é impactar mais efetivamente o público leigo. Entre as ações para isto está uma instalação no Aeroporto de Confins, assinada pelo escritório Bloco Arquitetura, de Brasília, em uma parceria com a Lider Interiores. A semana de design mineira terá como principal evento o QG do DMAIS Design no estacionamento do BH Shopping. Por lá, bate-papos e workshops vão atrair o público e tudo será gratuito. Outros shoppings da cidade também participam, como o Pátio Savassi e o Ponteio Lar Shopping.

“Em 2017 iniciamos o nosso processo de realmente impactar o público com o design e, até mesmo as pessoas que não estão interessadas no tema vão perceber que está acontecendo uma semana de design na cidade”, diz entusiasmado Renato Tomasi.

Na programação
O público poderá conhecer um pouco mais da cidade a partir de uma exposição no tradicional e icônico Edifício Acaiaca, que completa 70 anos de sua construção. No Acaiaca, o visitante poderá conferir uma compilação de mobiliário, peças e imagens em estilo Art Déco, que datam desde a construção do edifício até os elementos dos dias atuais.

Quem gosta de decoração poderá visitar a mostra Modernos Eternos, que contará com 20 ambientes assinados por profissionais renomados da cidade. Além disso, poderão conhecer o ambiente do festival DMAIS Design, assinado pela arquiteta Juliana Lima Vasconcellos.

Design Tour
Para levar o público para participar do maior número de eventos por dia, o DMAIS Design, em parceria com a agência Dedicato Turismo, disponibilizará vans com roteiros e horários previamente estabelecidos. Também pelo site ou aplicativo da semana de design mineira é possível saber dias, horários e se inscrever no Design Tour.

-- --