Beleza – Saiba como escolher o shampoo adequado para o seu cabelo

beleza-dicas-renovar-cabelos

Na hora de lavar os cabelos é fundamental conhecer os tipos de shampoos disponíveis no mercado, pois não é qualquer produto que vai lavar bem os fios e deixá-los do jeito que você quer. Se não está conseguindo o efeito prometido na embalagem, é provável que o produto usado não seja adequado para o seu tipo de cabelo. Ou seja, antes de comprar, é necessário conhecer as necessidades dos seus cabelos.

Cada shampoo possui uma característica e desempenha uma função diferente. Os shampoos transparentes proporcionam limpeza da raiz às pontas, pois possuem os fluidos mais neutros. Este tipo pode ser usado em todos os tipos de cabelo, principalmente nos mais oleosos. A dica é mesclá-lo com um shampoo perolado ou leitoso: use o transparente na primeira lavagem e o outro na segunda.

O tipo perolado está entre o shampoo transparente e o leitoso. Ele une a hidratação dos leitosos e a limpeza dos transparentes. Por isso, ele é ideal para o dia a dia e promove uma limpeza suave. Nesta categoria, encontram-se os shampoos para cabelos lisos, cacheados e coloridos.

Os leitosos possuem menor poder de limpeza, mas contam com maior capacidade de hidratação, por isso são indicados para os fios ressecados ou com muita química. Os cabelos oleosos ou muito finos podem ficar com aspecto pesado e ainda mais oleoso ao utilizar esse tipo de shampoo.

O anti-resíduos é também transparente e tem função de realizar uma limpeza profunda na fibra capilar e retirar os restos de outros produtos aplicados anteriormente no cabelo. A indicação é usá-lo uma vez por semana nos fios muito oleosos. Já para os outros tipos, o ideal é usar este shampoo quinzenalmente. Isso porque os ativos do produto e o pH alcalino podem ressecar os fios caso esse tipo de shampoo seja usado com muita frequência.

Escolhendo o produto certo e de qualidade

Uma situação que costuma acontecer é o shampoo deixar o cabelo com aspecto pesado, aparentando que não foi lavado ou enxaguado direito. Por isso, é importante escolher produtos de qualidade, ideais para cada tipo de cabelo.

Para os cabelos loiros, que precisam de um cuidado maior, já que ressecam com mais facilidade, o ideal são produtos que garantem a vitalidade da cor e a saúde do cabelo com shampoos que hidratam e restauram os fios. Além disso, devolvem a vida, a maciez, e o brilho aos cabelos claros, nutrindo-os e devolvendo a luminosidade natural da cor.

Para cabelos que passaram pelo processos de coloração ou outras químicas, os shampoos que devolvem a força, nutrição e o brilho são ideias. O mesmo vale para os cabelos oleosos, que precisam de um produto que controle a oleosidade dos fios.

Foto: Reprodução Internet

 

-- --