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Férias, calor, praia e mar, especialistas dão dicas certeiras de alimentos que não podem faltar para quem deseja uma pele fabulosa

Não é de hoje que falamos sobre a importância da alimentação para melhora do aspecto da nossa pele. Com certeza, pelo menos uma vez na vida, você já parou em frente ao espelho e percebeu sua aparência mais cansada, olheiras, pele opaca, espinhas ou até uma flacidez, celulite que não estavam ali. Pois é, nessa época de férias, após as festas, sempre se descuida um pouco da alimentação, e o resultado não tarda a aparecer. Porém o carnaval está chegando e ninguém aqui quer fazer feio na avenida não é mesmo?

Segundo a médica dermatologista, Dra Daniela Ribeiro, tudo o que ingerimos reflete na pele. E daí você já deve estar pensando, então, dependendo do que eu comer posso evitar as rugas? Sim, Dra Daniela garante que pode. E mais, se temos a intenção de retardar o envelhecimento, é bom começarmos agora a dar uma atenção especial ao que ingerimos.

É claro, que tanto a genética, assim como outros fatores, como o tabagismo e a exposição solar influenciam nas rugas, flacidez e envelhecimento como um todo, porém a dieta adequada pode sim ajudar a retardar e a prevenir as indesejáveis imperfeições.

Dra Daniela nos conta que, uma dúvida muito comum entre as mulheres é como devemos fazer para aumentar o colágeno. Ela explica que somente uma pequena parte do colágeno (cerca de 1%) que ingerimos através da alimentação será absorvido e aproveitado, o restante é descartado. Mas isso não significa que você não deva ingerir. Por essa razão, muitas vezes indica-se o uso do colágeno hidrolisado pois este será absorvido e aproveitado muito melhor pelo seu corpo.

Outro item importante para prevenção no envelhecimento são os alimentos antioxidantes já que estes previnem a formação de radicais livres e assim diminuem o processo de envelhecimento. Um dos mais importantes antioxidantes e que ajuda na formação do colágeno é a vitamina C e por isso também é tão recomendada em tratamentos faciais e como produto para a pele.

A Dra alerta que a ingestão de açúcar em excesso, um grande vilão bem conhecido, promove o processo de glicação, um vilão para sua pele, endurece as fibras de colágeno acentuando rugas e flacidez além de aumentar a acne.

Já para a Chef funcional, Lidiane Barbosa, alguns alimentos tem o poder de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. Eles ajudam a combater, por exemplo, o estresse oxidativo, causador de danos como o envelhecimento precoce. “Frutas, verduras, óleos essenciais, sementes e cereais possuem importantes efeitos antioxidantes por auxiliarem na diminuição ao dano oxidativo do DNA das células”.

Esse estresse oxidativo se dá por estresse emocional, exposição à luz solar, alta ingestão de ácidos graxos, frituras e trans, metais tóxicos – mercúrio, chumbo, alumínio–, consumo excessivo de medicamentos, prática excessiva de exercícios, exposição a poluentes, entre outros.

“A produção de radicais livres é normal, faz parte do nosso processo biológico/fisiológico, mas o que não pode acontecer é o desequilíbrio. Precisamos ficar atentos para que não soframos as consequências em nossa saúde e, quando falamos em nutrição estética, falamos também da saúde da nossa pele”.

Uma boa nutrição supre inclusive algumas deficiências provenientes de uma “carga” genética dos nossos genes, afinal, nada é definitivamente determinado. Aquele que carrega o gene FOT (gene da obesidade), por exemplo, ao proporcionar ao seu organismo as melhores ferramentas, que garantirão a ele um funcionamento 100%, estará, por meio de cada garfada, preparando um futuro saudável”, avisa a chef.

Veja abaixo algumas recomendações da Dra Daniela na dieta para uma pele mais jovem:

– Castanha do pará ela previne o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos e contribui para manter a elasticidade natural do seu rosto. Indicação: três castanhas-do-pará por dia.

– Consuma proteínas como carnes vermelhas ou brancas e clara de ovo.

– Principalmente no verão, a cenoura: o ácido lipóico, presente na cenoura, revitaliza o rosto e, de quebra, ajuda a turbinar o bronzeado. Indicação: uma cenoura pequena (72 g) por dia.

– Consuma frutas ricas em Vitamina C como laranja, limçao, abacaxi preferencialmente com as proteínas pois aumenta sua absorção.

– Abuse dos antioxidantes, principalmente nas frutas vermelhas: morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C, formam um exército imbatível contra o envelhecimento precoce da pele, o excesso de oleosidade e a formação de acne. Além disso, elas atuam na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele.

– Mais juventude com uva, suas propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: elas evitam o envelhecimento precoce da pele. Indicação: um cacho pequeno de uvas, três vezes por semana.

– Evite excessos de gordura e açúcar. Em resumo, quase tudo que é muito calórico e rico nestes dois itens piora a pele, como doces, pizza, massas e bolos.

– E claro, beba no mínimo 2 litros de água por dia para manter sua pele hidratada e ajudar a eliminar as toxinas.

Foto: Reprodução Internet

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