Beleza – Mitos e verdades sobre o alongamento de unhas

beleza-mitos-e-verdades-alongamentos-unhas

Há quem diga que o alongamento das unhas é prejudicial à saúde das mesmas. Outros defendem justamente o contrário: as unhas ficam mais fortes. Afinal, quem tem razão? São tantos os mitos e verdades sobre o assunto que se tornou necessária a elaboração de um verdadeiro guia sobre o tema, elaborado por quem realmente entende do assunto: a Esmalteria Nacional. Confira os mitos e verdades sobre alongamento de unhas, de acordo com a especialista Conceição Pimentel.

O que é o alongamento em Gel?

Para começar, vamos aos métodos existentes: acrílico pó e líquido e acrílico gel, dois métodos mundialmente reconhecidos. A técnica surgiu quando um Dentista, Fred Slak, quebrou a unha do polegar e resolveu usar resina acrílica dentária para substituir a quebrada. Em seguida, ele patenteou sua criação e criou a NSI (Nail System International). A partir dele, outras empresas desenvolveram seus produtos, e hoje temos uma gama de marcas vendidas no mercado.

Qualquer mulher pode usar? Posso fazer em casa?

Qualquer mulher pode usar alongamentos de unhas, desde que suas unhas estejam saudáveis. O que não se pode fazer é comprar os produtos e tentar aplicar em casa sozinha. É necessário fazer um curso de capacitação profissional para aprender as técnicas corretas de aplicação. Então, se você não é uma profissional da área e nem deseja se tornar uma, o melhor a fazer é procurar uma profissional devidamente capacitada para realizar o procedimento. A Esmalteria Nacional conta com uma equipe de manicures treinadas e capacitadas para realizar o alongamento de unhas.

Existe alguma restrição?

Pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade a algum dos componentes químicos devem abster-se de utilizar esse tipo de artifício para as unhas. Também é muito importante não ultrapassar o prazo indicado para fazer a manutenção, que é de no máximo 20 dias. Não manter a higiene das mãos também pode ocasionar o surgimento de fungos.

Quais os componentes do Gel?

Basicamente, o gel é um composto químico: oligômero, monômero e foto iniciador.

Faz mal ou faz bem?

Faz mal se aplicado indevidamente na pele, pois foi desenvolvido para as unhas. Faz bem ao ego feminino ou masculino, pois com o gel pode-se embelezar uma deformação genética, um trauma causado por atrito ou outra aparência indesejada pode ser encoberta, resultando em unhas esteticamente perfeitas e com aspecto natural.

Ajuda a crescer?

Não. A aplicação de gel alonga as unhas superficialmente. Ela evita que as unhas se quebrem, mas não tem função nutritiva para proporcionar crescimento. No entando, por diminuir as quebras, pode-se ter esta impressão de que as unhas crescem mais.

Fortalece?

Não. Acrílico gel e acrílico pó e líquido (popularmente chamada no Brasil de porcelana) não possuem componentes que proporcionem a recuperação de unhas fracas. Eles, porém, encapam as “unhas”, tornando-as mais resistente à quebra.

Estraga?

Não, os produtos não estragam as unhas. Porém, a preparação e a remoção do procedimento sem a técnica correta podem, sim, danificar as unhas e dedos. Por isso, é muito importante que você realize esse procedimento com uma profissional capacitada ou em uma rede especializada nesse serviço.

Como é realizado o procedimento?

Há duas maneiras oficialmente reconhecidas de alongar as unhas naturais, por meio de dois tipos de extensões: tip, uma ponteira de plástico ABS, ou um molde adesivo. Ambos são colocados na ponta das unhas. Os produtos de alongar são distribuídos em cima das extensões e por toda a unha natural, utilizando técnicas adequadas que só são possíveis de aprender em cursos de capacitação profissional. No caso dos alongamentos em gel, é necessário cabines de LED ou UV. Essas lâmpadas fazem a polimerização do produto, deixando-o enrijecido para modelagem com lixas de diferentes gramaturas. Para os alongamentos feito com pó acrílico e líquido não há necessidade de cabine de secagem, uma vez que a polimerização acontece por processo manual. Existem produtos essenciais para a preparação das unhas naturais que vão receber os alongamentos: o cleanser, líquido que higieniza e elimina o exesso de oleosidade das unhas naturais, outro produto para o controle de ph da unha, e um primer que tem função adesiva para os produtos. Cada técnica – alongamento de gel ou alongamento de porcelana – tem seus respectivos produtos para a preparação adequada das unhas naturais.

Foto: Divulgação

-- --