Beleza – Especialista ensina a recuperar cabelos danificados durante o verão

beleza-dicas-hidratacao-pele-cabelos-pos-verao

O sol emite radiações que causam danos aos cabelos como a radiação UVA, responsável pela oxidação dos pigmentos capilares naturais (melanina) e os sintéticos presentes em colorações, causando o desbotamento dos fios. Já a UVB, atinge a matriz onde estão as células do córtex, sendo a principal responsável pela degradação da queratina – proteína dos cabelos – comprometendo a saúde da haste capilar, tornando-os quebradiços e ressecados. Por este motivo, é necessário utilizar fatores de proteção sempre que estiver exposto ao sol, principalmente, durante o verão.

Atualmente, já existem xampus, condicionadores, cremes sem enxágue e finalizadores com proteção solar, além de produtos específicos que possuem moléculas com carga positiva, que em contato com a carga negativa presente nos fios, criam uma espécie de película protetora para o cabelo. Para garantir esse efeito, no entanto, é preciso reaplicar o produto após banhos de mar e piscina. “Dessa forma, o leave in é o mais indicado”, explica a especialista Sônia Albaneja, docente do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Anhembi Morumbi. “Mas vale lembrar que chapéus ou lenços são grandes aliados para a proteção contra a radiação solar”.

Para quem descuidou dos cabelos durante o verão e está com os fios danificados, a especialista traz algumas dicas valiosas:

Cuidados Diários – Aposte no uso de produtos diários que possuem propriedades condicionantes, como cremes com queratina, aminoácidos e proteínas que reconstituem os fios. Outras opções são produtos à base de óleos hidratantes de frutas e sementes e os reparadores de pontas, que vão reduzir a aparência ressecada do fio, devolvendo o brilho e maleabilidade aos cabelos.

Corte em dia – O ressecamento dos fios, causados pelos efeitos nocivos do verão aumentam a quantidade de pontas duplas. Para minimizar a aparência de cabelo mal tratado, mantenha os cabelos bem cortados.

Minimize o desbotado – O desbotamento dos cabelos naturais é irreversível, visto que a melanina foi oxidada pela ação do sol e assim como nos cabelos coloridos, um bom tonalizante vai devolver as características perdidas da cor natural ou artificial.

Alimente-se bem – Uma boa alimentação, ingestão de água e cuidados diários com os cabelos sempre prevenirá ou amenizará os possíveis danos causados durante o verão.

Couro cabeludo – Não podemos esquecer que couro cabeludo é pele, então, todo cuidado deve ser tomado em relação à proteção contra a ação do sol, como o uso de chapéu e protetor solar. Caso haja lesões no couro, causadas pelos raios solares, procure ajuda de um especialista, que recomendará o tratamento adequado para seu problema.

Foto: Divulgação