Cinco dicas para garantir mãos bem cuidadas no outono-inverno

Os primeiros ventos frios começam a soprar, indicando a chegada da época conhecida como “outono-inverno”, quando as temperaturas ficam cada vez mais baixas e com pouca umidade relativa no ar, o que causa um rápido ressecamento na pele. A parte do corpo que mais sofre com as intempéries da estação são as mãos, que estão sempre expostas e que às vezes são negligenciadas nos rituais diários de cuidados com a saúde e beleza. Como estão constantemente em contato com objetos e substâncias que as ressecam, todos os fatores citados, juntos, culminam em asperezas, perda de brilho e elasticidade, áreas escurecidas que surgiram no verão e que permaneceram, além de eventuais rachaduras e pequenos cortes. Confira cinco dicas para garantir mãos bem cuidadas no outono-inverno:

1 – Hidratar diariamente: mãos precisam ser hidratadas com produtos específicos para a área. “Tenha um creme ao lado da cama, um na mesa de trabalho e um no carro ou na bolsa. Passe o creme e faça uma rápida massagem, para penetrar bem.

2 – Fique de olho nas áreas escurecidas: é no outono-inverno que os estragos do verão costumam aparecer. Por estar com a pele mais clara, os pontos escurecidos – pequenas manchinhas – ficam mais evidentes e este é um ótimo momento para tratá-los, pois as pessoas se expõem menos ao sol. Nesse caso de manchas causadas pelo sol ou também pela idade.

3 – Proteção solar: O protetor solar deve ter passado todos os dias nas mãos, haja chuva ou sol, frio ou calor. O filtro solar previne o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis.

4 – Lavar menos as mãos: Claro que precisamos continuar lavando as mãos, mas no frio, evite lavar toda hora, desnecessariamente. “Cada vez que lavamos a mão, retiramos o manto hidrolipídico natural que hidrata a pele.

5 – Evitar água quente: Não tome banho ou lave as mãos com água quente, pois ela acelera o processo de desidratação.

Foto: Divulgação

-- --