Aprenda como evitar fungos e bactérias na maquiagem

Aprenda como evitar fungos e bactérias na maquiagem

O uso de produtos contaminados pode agravar a acne e causar inflamação em pequenas lesões da pele. Para evitar essas reações, alguns cuidados são necessários na conservação da maquiagem. Em primeiro lugar, temos que ficar atentos aos prazos de validade indicados nas embalagens. Esse é o período mínimo em que o fabricante garante que o produto pode ser usado, além dessa data, há mais chances de crescimentos de fungos e bactérias. Entretanto, mesmo antes do vencimento da validade, as condições de armazenamento e manipulação dos acessórios e produtos de maquiagem interferem na qualidade.

Onde guardar – Caixas transparentes em lugares escuros, frescos e secos são os melhores locais para guardar a maquiagem. As gavetas de armários e penteadeiras também são boas opções. Compartimentos dentro do banheiro são os lugares menos aconselháveis para deixar os produtos de beleza. A pouca ventilação, o vapor e o calor ajudam na proliferação de bactérias.

Dicas úteis – Os produtos de maquiagem possuem validade que variam de dois a três anos. Lavar os pincéis de maquiagem com água morna e xampu neutro a cada 15 dias para ajudar a evitar a troca de fungos.

Aprenda como conservar por mais tempo alguns itens de maquiagem:

* Corretivo – Usado para disfarçar manchas, olheiras e imperfeições na pele, além de espinhas e cravos, nesses casos é aconselhável aplicar com um cotonete, para não correr riscos de contaminação.

* Máscara para cílios e delineadores – Colocar e retirar o pincel (movimento de vai e vem) de dentro do tubo de máscara leva ar para dentro do frasco o que pode ocasionar o ressecamento do produto, além de facilitar a vida de microorganismos, que adoram a consistência líquida e a embalagem escura. O correto é fazer movimentos circulares com o pincel dentro do frasco para retirar o produto.

Lembre-se de que se mesmo com todos esses cuidados o produto estiver com a cor modificada, com odor diferente ou separado em fases, deve ser jogado fora imediatamente.

Foto: Reprodução Internet

-- --