Cinco vinhos especiais para o paladar feminino

vinhos femininos
Cada vez mais o mundo dos vinhos deixa de ser um universo apenas masculino e se rende ao paladar aguçado e refinado das mulheres. Criteriosas e atenciosas, geralmente elas estão dispostas a conhecer novos sabores e se interessam em entender todas as nuances desta bebida. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, preparamos uma seleção especial de 5 vinhos que irão agradar mulheres das mais diversas personalidades. Todos os rótulos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Para aquelas que apreciam um espumante, a sugestão é o Don Román Rosé, muito elegante e saboroso. Trata-se de um cava elaborado na região de Penedès, coração da Catalunha, na Espanha, pelo prestigiado produtor Marqués de Tomares. Na composição a uva Trepat, típica da região, que origina um vinho rosado, muito frutado, estruturado e persistente.

Para as que gostam de brancos frescos como os da região do Minho, em Portugal, o Santola Vinho Verde DOC, elaborado pelo produtor Caves Messias. O corte das uvas Loureiro e Pedernã dá um perfil frutado e bom frescor. Um vinho leve e fácil de beber (além de ter baixo teor alcoólico, apenas 9%).

Outro rótulo muito interessante de Portugal, assinado pela enóloga Filipa Pato, é o FB Baga e Bical, um branco que ressalta todas as características da Bairrada, principalmente as notas que se sobressaem pela proximidade com o mar. Uma parcela de 20% do vinho fermenta em barricas de carvalho usado.

Pensando nas mulheres que preferem os tintos, começamos com um rótulo sensacional elaborado na ilha da Sicília, sul da Itália. O Due Lune Nerello Mascalese/Nero d’Avola IGT apresenta aromas de frutas vermelhas escuras, especiarias (pimenta) e couro. No paladar é encorpado, com taninos muito bem estruturados e final longo. Estagia por 6 meses em barrica. Além de delicioso, o nome do vinho tem um significado peculiar: chama-se Due Lune porque a Nero d´Avola é colhida e depois se espera um ciclo lunar para a colheita da Nerello.

Da Argentina, o exemplar Nieto Senetiner Pinot Noir, vinho elaborado com a uva conhecida por ser temperamental, mas produzir vinhos de maciez e sensualidade únicas. Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, em boca é aveludado e acompanha pratos condimentados.

-- --