Clara Pechansky expõe na Gravura Galeria de Arte

Clara Pechansky Exposicao Revisoes do Enigma

Exposição ‘Revisões do Enigma’ de Clara Pechansky em exibição na Gravura Galeria de Arte ( Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis ), em Porto Alegre / RS. Visitação de 10 de novembro até 3 de dezembro de 2016, de segundas às sextas das 9h30 às 19h; sábados, das 10h às 14h.

Encerrando as comemorações de seus 60 anos de trajetória, e após o sucesso de sua retrospectiva Rememórias no Margs, Clara Pechansky realiza uma nova exposição, desta vez na Gravura Galeria de Arte de Porto Alegre. A artista vai ocupar as duas salas da galeria com uma série de obras inéditas, onde revisita seus personagens, mas os apresenta em novas configurações, numa pintura que explode em cores. Percorrendo a exposição, o visitante vai poder constatar que a artista vai do rigor à ternura, em obras alegóricas e instigantes.

Clara, que este ano é indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, produziu desenhos, gravuras e pinturas durante os anos de 2015 e 2016. Ela faz questão de deixar visíveis as linhas originais do desenho, de forma que o observador possa acompanhar o pensamento da artista, desde o esboço inicial até o colorido final. As várias camadas de tinta acrílica e pastel seco não cobrem o desenho original: ao contrário, permitem que ele transpareça. São desenhos/pinturas ou são pinturas/desenhos, saturados de amarelos e vermelhos, com ênfase em figuras enigmáticas, no sonho, na fantasia e na passagem do tempo.

As obras desta coleção têm os sugestivos nomes de “Enigma”, “Mistério”, “Segredo”, “Aventura”. É como se a artista convidasse o visitante a mergulhar no grande universo de cores e traços que compõe a sua obra.
“Tempo”, imagem original criada por Clara Pechansky, é uma serigrafia com tiragem de 60 exemplares, cada uma colorida à mão, de maneira a que nenhuma cópia seja igual à outra.

-- --