Mosaicos : personalização e exclusividade no hall de entrada da casa ou escritório

Hall de Entrada Rosa dos Ventos - Mosaico Leonardo Posenato - Foto Andre Bastian

Renove o hall de entrada da casa ou escritório : arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato possui mais de 200 modelos que podem ser aplicados em pisos que dão um toque exclusivo na decoração

Na antiguidade, o mosaico decorava os ambientes mais nobres de uma casa e espaços públicos e privados. Por darem as boas vindas aos visitantes, o hall sempre foi tratado como um espaço importante. No entanto, com o passar dos tempos a entrada foi deixada de lado e, só agora, nos anos 2000, ela voltou a ocupar um lugar de destaque na decoração. O arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato tem resgatado essa cultura Itálica-mediterrânea. Entre os padrões decorativos mais elaborados por ele para pisos, estão a rosa dos ventos, semente de girassol e desenhos geométricos e florais.

Hall de Entrada Arvore Celta - Mosaico Leonardo Posenato

“O hall é o ambiente em que o habitante ou visitante tem o principal impacto quando entra numa casa. É a interface entre o espaço mundano e o espaço familiar e marcar este espaço com uma obra que traduz o belo, faz perceber o quanto o espaço que se entra é especial”, defende Posenato. O mosaico torna espaço muito mais atrativo e personalizado, com o estilo do proprietário. O piso é a parte do pequeno ambiente que melhor recebe as peças com a técnica milenar. “De uns 10 anos para cá o hall vem recebendo mais atenção dos proprietários que se encantam em decorar o piso com algum símbolo com o qual se identificam”, conclui Leonardo.

Hall de Entrada Romano - Mosaico Leonardo Posenato

Posenato trabalha a mais de 15 anos executando e decorando hall de entrada em todo o Brasil, unindo a técnica clássica do mosaico italiano com o gosto brasileiro por cor e símbolos. “Observei, ao longo da minha trajetória, as necessidades das pessoas e do mercado e desenvolvi mais de 200 modelos agrupados por categorias conforme o tema como florais, orientais, romanos, rosa dos ventos, simbológicos, etc”, diz. Entre os modelos de maior gosto dos brasileiros estão os orientais, por causa das cores bem múltiplas e vivas. Os mosaicos em estilo romano e as clássicas Rosa dos Ventos, provavelmente pela forte presença cultural dos italianos, e os florais, pelo gosto do brasileiro pela natureza e símbolos de leveza, também estão entre os modelos preferidos. Outro padrão decorativo muito adquirido é o Semente de Girassol, pelo seu belíssimo significado e por sua geometria e beleza ímpar.

Arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato - Foto Fabiano Panizzi
Arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato – Foto Fabiano Panizzi

Leonardo Posenato
Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 35 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte. Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online. Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato
:: Avenida Padre Cacique, 3146 – Porto alegre – RS
:: Contatos : (51) 3407 4977 ou mosaico@mosaico.arq.br

-- --