Ar-condicionado em excesso pode prejudicar a saúde

ar-condicionado-saude

O médico João Marcos Salge explica que permanecer períodos prolongados em locais fechados com ar condicionado pode aumentar as chances de se pegar uma gripe ou um resfriado, em função da proliferação de microorganismos no ambiente. “Pessoas que já sofrem de doenças respiratórias, como asma, rinite, entre outras, são ainda mais sensíveis e podem ter seu estado de saúde agravado, caso fiquem expostas por muito tempo ao ar frio”, revela o pneumologista.

Embora não exista comprovação científica, a exposição a variações muito extremas de temperatura exige maior adaptação dos mecanismos de regulação do nosso organismo. “Recomenda-se, portanto, o uso racional dos aparelhos de ar condicionado. Para isso, o ajuste de temperatura deve ser regulado para faixas entre 21ºC e 23ºC”, sugere o Salge. “Com equilíbrio e sem exageros, é possível manter uma temperatura agradável que não cause danos à saúde”, avalia o médico.

Uma alternativa para diminuir os efeitos nocivos do ar condicionado é mantê-lo sempre limpo. Para isso, é muito importante fazer a manutenção do aparelho periodicamente para evitar a proliferação de vírus e bactérias. “Nem sempre, o filtro dos aparelhos de ar condicionado pode reter todas as impurezas. Então, a sujeira que sobra costuma ficar acumulada nos tubos. Por isso, além de trocar o filtro, é preciso sempre fazer uma limpeza completa no aparelho”, diz o médico. “O ideal é que os filtros sejam trocados, pelo menos, uma vez por ano, enquanto os tubos devem ser limpos a cada seis meses, ou de acordo com as recomendações do fabricante. O mesmo se aplica ao ar condicionado do carro, cuja manutenção deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, aproximadamente”, aconselha.

Outra maneira de minimizar os efeitos do ressecamento nasal provocado pelo ar frio, é a hidratação. Segundo Salge, beber bastante água e gotejar soro fisiológico para umidificar as narinas já ajuda a normalizar o grau de umidade na parte interna do nariz. “Pessoas alérgicas, portadores de doenças respiratórias crônicas ou na terceira idade devem estar em dia com a vacina da gripe, já que ela fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a evitar infecções”, recomenda o pneumologista.

Foto: Divulgação

-- --