Aqui jaz – Morre aos 71 anos Keith Emerson, fundador dos Emerson Lake & Palmer

Keith Emerson

A página oficial do Facebook da banda Emerson Lake & Palmer noticiou a morte do tecladista Keith Emerson, aos 71 anos. “Com tristeza, anunciamos que Keith Emerson morreu em sua casa em Santa Monica, Los Angeles, aos 71 anos. Pedimos privacidade à família e que o luto seja respeitado”, comunicado. As causas da morte ocorrida na sexta-feira (11.03.16) são desconhecidas mas a polícia está a investigar o caso como suicídio, conforme a BBC.

SOBRE
“Estou muito triste por saber da morte do meu bom amigo e irmão da música, Keith Emerson”, escreveu em comunicado Carl Palmer, o baterista e percussionista dos Emerson Lake & Palmer, ao lado ainda do vocalista, baixista e produtor Greg Lake – o nome da banda é exatamente a junção dos apelidos dos três músicos. “Keith era uma alma gentil cujo amor pela música e paixão pela sua performance como tecladista permanecerá inigualável por muito que os anos passem. Foi um pioneiro e um inovador e o seu genio musical tocou-nos a todos nos mundos do rock, da clássica e do jazz. Vou para sempre lembrar-me do seu terno sorriso, do bom sentido de humor, do carisma irresistível e da dedicação à sua arte musical. Tenho muita sorte por tê-lo conhecido e por ter feito a música que fizemos juntos”, acrescentou ainda Palmer.

Em 2004 escreveu e publicou a autobiografia Pictures of an Exhibitionist. A sua última atuação ao vivo aconteceu em Julho de 2015 no Barbican, em Londres. Emerson subiu ao palco com a BBC Concert Orchestra num tributo a Robert Moog, o homem que criou o primeiro sintetizador analógico a um preço acessível – o Moog.

ELP
O grupo inglês de rock progressivo Emerson Lake & Palmer foram os precursores na utilização de sintetizadores e na mistura de elementos da música erudita no rock no início dos anos 70. A banda era formada por Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer.

-- --