Aqui Jaz – Fundador do Circo Tihany no Brasil, Franz Czeisler, morre aos 99 anos em Las Vegas

Franz Czeisler Fundador do Circo Tihany no Brasil

A família Tihany está de luto. Faleceu aos 99 anos, em Las Vegas, Franz Czeisler, o grande mágico Tihany que chegou ao Brasil na década de 50, fugido dos nazistas, e fundou no Brasil o Circo Tihany, hoje um dos três maiores do mundo.

Mago dos magos, que fundou um dos três maiores circos do mundo, preparava a sua festa de 100 anos que reuniria ilusionistas e artistas circenses de todo o mundo. O Circo Tihany está em turnê pelo Brasil, em Maringá (PR). Esta noite o espetáculo será em homenagem ao seu fundador

O último espetáculo que ele criou – o Abacakdabra -, antes de aposentar-se e ir viver perto do filho, em Las Vegas, está em turnê pelo Brasil, em Maringá (Paraná). Esta noite o espetáculo será em homenagem ao seu fundador

Entre tantos títulos, foi nomeado Mago dos Magos, Embaixador Mundial do Circo (outorgado pela família Real de Mônaco) Doutor Honoris Causa pela Universidad Mesoamericana de Puebla, no México e presidente do júri honorário do Internacional Circus Festival of Budapest, na Hungria.

Seu grande legado, o Circo Tihany, está, atualmente, no Brasil, em Maringá (Paraná). Embora tenha nascido como circo, O Tihany Spectacular é, hoje, um verdadeiro complexo arquitetônico que abriga um imenso teatro itinerante com capacidade para duas mil pessoas.

O imenso palco de 700 m² substitui o antigo picadeiro. Todo o espetáculo é permeado por tecnologia de ponta, baseada no que há de mais inovador nos shows de Las Vegas. São utilizados 40 mil watts de som e 120 luzes de LED para gerar figuras tridimensionais em 12 modernos cenários temáticos que mudam magicamente sem a percepção do público.

O Circo Tihany conta com 150 funcionários, entre eles 50 artistas de 25 diferentes nacionalidades, contratos nos principais festivais internacionais de circo. O espetáculo encanta com seus grandiosos números de magia e ilusionismo, hoje apresentados pelo herdeiro artístico de Franz Czeisler, o argentino Richard Massone.

Festa dos 100 anos
O ilusionista Richard Massone, herdeiro artístico de Franz Czeisler e também atual diretor geral do Circo, foi contratado há 35 anos para ser back up do grande mago Tihany, com quem apreendeu todos os seus truques, magias e atos de ilusionismo.

Segundo ele, Tihany já estava distribuindo convites para a sua festa de aniversário de 100 anos, que seriam comemorados em 29 de junho, em Las Vegas. Há poucos dias, por telefone, Tihany pediu a Richard que apresentasse, no grandioso evento do qual participariam os grandes magos e ilusionistas do mundo, um número que aprendeu com o próprio mestre: serrar duas mulheres ao meio e trocar as caixas com as pernas, levando humor ao mundo da magia, uma de suas grandes características.

“Apenas me envolve os eu exemplo, que sempre irradiou sabedoria. Enche-me de orgulho ter compartilhado tantos anos com ele. O Sr Tihany, meu querido, estará sempre em meu coração. Deus o receba com alegria. Salve Tihany!”, escreveu Richard aos magos que mandam mensagens de pesar pela morte do mestre e amigo. Richard viaja amanhã para Las Vegas para acompanhar o funeral.

Circo Tihany
O Circo Tihany Spectacular é um projeto à frente de seu tempo. Fundado pelo imigrante húngaro Franz Czeisler, em 1954, em Jacareí, São Paulo, Brasil, Tihany sempre aliou a arte tradicional à tecnologia, conquistando públicos de todas as idades e de diferentes classes sociais.

Na atualidade é um dos poucos espetáculos que une técnicas circenses, Music Hall e atos impressionantes de mágica, dignos dos melhores cassinos de Las Vegas. Tihany é, na verdade, o nome de uma cidade da Hungria. Foi dela que Franz Czeisler, nascido em 1916, emprestou o nome com o qual se tornou um dos maiores e mais bem-sucedidos empresários do mundo circense.