APAS 2016 – Feira supermercadista mostra sua força e garante mais um ano de sucesso

APAS 2016 - Feira e Congresso APAS 2016 02- Foto divulgacao

Em quatro dias, evento e feira com o tema Perspectivas e Oportunidades reuniu mais de 71 mil inscritos

As oportunidades do setor de supermercados e as perspectivas de crescimento de toda cadeia foram o norte da APAS 2016 – Feira e Congresso de Gestão Internacional, que se encerrou na quinta-feira, 5 de maio de 2016, em São Paulo. O principal evento do setor supermercadista, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), reuniu entre 02 e 05 maio, varejistas, atacadistas, empresários e executivos do segmento.

Ao todo, 71.545 pessoas se inscreveram para visitar os quatro pavilhões do Expo Center Norte. O número de empresas que enviaram representantes para a APAS 2016 aumentou 11% em relação a 2015. Importantes autoridades, personalidades, especialistas e executivos renomados também marcaram presença, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para Pedro Celso, presidente da APAS, com o atual cenário econômico e político vivido no país, o evento contribuiu para novas discussões, troca de experiências e, principalmente, definições de expectativas em cada negócio. “Os empresários e varejistas precisam se manter atentos ao cenário para identificar os momentos oportunos para crescerem. Como maior evento do setor, temos essa missão de promover debates, apresentar lançamentos e conexões de negócios entre expositores e varejistas, contribuindo assim para o crescimento de toda cadeia”, afirma Pedro Celso.

Uma das novidades de 2016 ficou por conta da iniciativa Conexões de Negócios, proporcionada pela ferramenta Match Making. O programa gratuito disponibilizado no site do evento facilitou a relação entre expositores e visitantes com o agendamento online de reuniões. A inovação desse ano foi um sucesso. Ainda no âmbito tecnológico, a Feira disponibilizou cinco áreas de conectividade com wi-fi livre e carregamento de celulares e equipamentos.

Congresso

Este ano, mais de 60 palestras discutiram os rumos do mercado nacional e internacional e os próximos passos do setor supermercadista no Congresso de Gestão Internacional da APAS 2016. Entre os destaques, nomes como José Luis Cordeiro, professor fundador da Universidade da Singularidade da NASA; John Staton, diretor da Herr’s Food; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo da Magazine Luiza e o renomado filósofo Mario Sergio Cortella, passaram pelo Expo Center Norte nos quatro dias de evento.

As palestras foram divididas em quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão Comercial. Palestrante de abertura do Congresso, Marcos Troyjo – economista, cientista social, diplomata e professor-adjunto de relações internacionais e políticas públicas da Universidade Columbia, em Nova York – foi especialmente convidado para discutir, ao lado da jornalista Mariana Godoy, a situação política e econômica brasileira, além de debater novas estratégias de negócios para o setor supermercadista.

Já Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente de Conselho da Foton Aumark do Brasil, foi o destaque do segundo dia e enfatizou o potencial de recuperação da economia brasileira nesse momento desafiador que o país se encontra. “A instabilidade econômica dos Estados Unidos de 2008 foi muito pior que a nossa. Quando colocada em índices de queda, nossa economia muda e começa a reagir. Para os próximos cinco anos o Brasil precisa resolver os obstáculos fiscais para voltar a crescer”, ponderou.

No terceiro dia, a Feira recebeu as líderes Luiza Trajano, Maria Eduarda Kertész e Sônia Hess, no painel sobre competência e gestão empresarial. Um dos focos das discussões foi o poder do bom atendimento. “Viajo pelo interior do Brasil e vejo grandes exemplos de supermercados menores, que têm mais condições de estar próximos dos clientes e oferecer uma venda de encantamento ao consumidor”, reforçou Luiza Helena Trajano.

O renomado filósofo Mario Sergio Cortella abriu o último dia de rodada de palestras falando sobre as competências na arte de liderar. Segundo ele, os verdadeiros empreendedores são aqueles que desfrutam de todas as oportunidades com audácia, traçando estratégias e estudando as medidas necessárias.

Prêmio Stand Show APAS

Por meio de uma comissão avaliadora, que contou com a participação da POPAI Brasil (The Global Association for Marketing at Retail), a APAS 2016 elegeu os melhores estandes, julgados em quatro categorias: Melhor Ação Promocional, Melhor Exposição, Melhor Design e Melhor Estande Sustentável. Em cada uma das categorias, foram analisados estandes de diferentes portes: Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Megaestande.

O objetivo é incentivar os expositores que se esforçam para ter os melhores espaços. Ao todo 16 empresas foram contempladas.

Projeto Sustentabilidade

Pelo segundo ano consecutivo, a APAS 2016 recebeu o Selo “Sou Resíduo Zero” (www.souresiduozero.com.br), resultado do compromisso da Feira com os todos os expositores, em reduzir a geração de resíduos e incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos e a reciclagem das embalagens, em apoio à cooperativa de catadores. Mauricio Cavicchiolli, diretor de Sustentabilidade da APAS, reforça o engajamento de expositores, empresas e participantes da ação, iniciada em 2008. “Temos observado uma participação cada vez maior, não apenas dos expositores, mas também de todas as empresas envolvidas, agregando valor para o evento, sem custos adicionais”.

Arena do Conhecimento

Outro espaço que disputou a atenção dos visitantes foi a Arena do Conhecimento, área que reuniu expositores e indústrias que mais influenciam o setor para palestras gratuitas voltadas às equipes operacionais supermercadistas como, por exemplo, discussões de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Açougue, Padaria, entre outros, sempre com o objetivo de melhorar o dia a dia das equipes.

-- --