Entidades calçadistas promovem o evento Análise de Cenários

Sicc – Feira de calçados acontecerá de 22 a 24 de Maio de 2017, em Gramado – RS – Foto Dinarci Borges

As principais entidades representativas da cadeia coureiro-calçadista brasileira, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) se uniram para a realização do Análise de Cenários. O objetivo do encontro com lideranças e empresários do setor, a ocorrer no dia 18 de abril de 2017, às 18h30, é debater o cenário econômico, político e social para o mercado em 2017. O encontro será conduzido pela doutora em Economia, Patrícia Palermo, no Locanda Hotel ( rua Wendelino Henrique Klaser, 35 ), em Novo Hamburgo / RS.

A economista adianta que a apresentação partirá do princípio de que o cenário nacional está baseado em um tripé: incerteza política; crescimento frágil, fraco e lento; e desinflação. “A incerteza política vem tanto do cenário interno quanto do externo. No âmbito doméstico, além do avanço da Lava-Jato, que ameaça a governabilidade e a dinâmica das reformas, ainda existe o processo da cassação da chapa Dilma-Temer, que não se sabe ao certo como deverá evoluir, pois não há precedentes do gênero. No cenário externo, o crescimento de ideias protecionistas são ameaças para o livre comércio”, ressalta, acrescentando que, do ponto de vista da economia brasileira, o ano de 2017 deverá marcar a retomada do crescimento, mas que, diferentemente de outros momentos, a recuperação deverá ser lenta, em virtude da situação financeira atual das empresas e do alto grau de ociosidade nas firmas.

Por fim, Patrícia destaca um alento: o processo de desinflação pelo qual passa o país. “O menor ritmo de crescimento dos preços, num ambiente de expectativas ancoradas para o ano de 2017 e 2018, possibilita um processo de redução da taxa de juros, o que certamente contribuirá para o crescimento de curto prazo”, conclui.

Mais informações através do telefone (51) 3594-7011, diretamente com a Unidade de Inteligência de Mercado da Abicalçados.

-- --