Agência de viagens online divulga hábitos dos turistas brasileiros

Aeroporto de Brasilia – Foto Tânia Rego – Agência Brasil

Agência de viagens online divulgou intenções e hábitos dos turistas brasileiros apurados em
pesquisa realizada no período de 1º de outubro de 2012 até 31 de junho de 2017. Os dados levantados nos 5 anos, isso mesmo, trazem :
:: Os cinco destinos domésticos mais populares são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador;
:: Ranking dos destinos da América Latina mais populares são: Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Cusco (Peru);
:: Mais pessoas viajaram a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos do que de qualquer outro aeroporto brasileiro, baseado na demanda de passagens;
:: A rota aérea mais popular é entre GRU (São Paulo) e SCL (Santiago, Chile);
:: A cidade com mais quartos de hotéis reservados é São Paulo.
:: Rio de Janeiro é o destino mais popular entre os viajantes que reservam passagens de avião de última hora;
:: Entre os viajantes brasileiros que deixam para reservar no último momento, eles vão mais para os Estados Unidos do que para países vizinhos como Paraguai e Uruguai;
:: As cidades nas quais os brasileiros mais reservaram carros foram: Miami, Orlando, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife;

São Paulo e bleisure
O turismo corporativo também é um ponto de destaque no Brasil. São Paulo, um dos grandes pólos econômicos do país, é o destino doméstico mais popular em uma agência de viagens online. “Uma tendência que segue cada vez mais forte são as viagens de ‘bleisure’, quando os viajantes a trabalho aproveitam e estendem a hospedagem pelo fim de semana para poder conhecer e aproveitar o destino. São Paulo é muito rica neste segmento de viagem. Além de todos os atrativos culturais e gastronômicos, ela também fica próxima de praias ou de outras cidades com belas paisagens de campos”, revela Carolina Piber, diretora executiva da Agência.

Diversas mudanças influenciaram o segmento de viagens nos últimos 5 anos
Dependendo da oscilação do dólar americano, os viajantes passam a buscar mais por destinos domésticos ou da América Latina. “Isso foi algo que notamos principalmente nos últimos dois anos. Mesmo com a instabilidade econômica, os brasileiros não deixam de viajar. Eles adaptam seus planos, analisam diferentes opções, procuram promoções e vantagens dos planos de fidelidade e revalorizam os destinos dentro do Brasil”, conta Carolina.