Encatho & Exprotel 2017 : ABIH-SC comemora mais uma edição de sucesso da feira voltada à indústria de hotéis

Encatho e Exprotel ABIH-SC

Encerrou na noite de sexta-feira (11.07.17), a 30ª edição do Encatho & Exprotel, tradicional encontro de hoteleiros. O evento reuniu em Florianópolis os principais nomes da hotelaria do sul do país para discutir as novidades e tendências do turismo nacional. Durantes três dias foram oportunizados negócios, qualificação, atualização na operação, networking e divulgação das potencialidades da hotelaria e dos expositores.

Os números demonstram o sucesso de uma edição que superou todas as expectativas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Ao todo foram 4.059 pessoas advindas de três países, 10 Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), e 121 municípios, em sua maioria da região sul, que se reuniram para ouvir mais de 50 palestrantes. Já a Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria – Exprotel, contou com a participação de 43 empresas que, mais uma vez, encerram o evento com muitas oportunidades de negócios, visitas marcadas e produtos vendidos, confirmando que é a principal vitrine de negócios da região sul.

Marketing Digital: Reações nas mídias digitais
O marketing digital chegou ao mundo da hotelaria para aumentar o número de vendas e estreitar a comunicação entre os hoteleiros e os viajantes, mas para ter sucesso neste relacionamento com o cliente é necessário conhecer e se atualizar sobre as novidades do mundo digital. Pensando nisso, o primeiro painel do último dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel, trouxe o assunto e seus principais tópicos aplicados na hotelaria.

Entre as grandes tendências apresentadas por Rodrigo Teixeira estão: Desenvolver um público local e se reinventar; a hotelaria precisa aprender a vender para quem é da cidade também e oferecer serviços como restaurantes, noites românticas entre outras coisas que atraem este público para o hotel.

Momento Hoteleiro reúne associados da ABIH-SC para discutir os rumos do turismo
O espaço de troca de ideias e vivências dos associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, visa discutir as experiências dos meios de hospedagem e oportunizar um relacionamento mais próximo entre os membros, além de levantar questões pertinentes sobre a atuação da mesma com um clima descontraído de encontro e confraternização. Neste ano, o Momento Hoteleiro iniciou com um toque de magia, literalmente. A apresentação interativa contou com a participação dos associados e trouxe de forma descontraída alguns dos desafios que o setor hoteleiro enfrenta todos os dias, como a importância do trabalho em grupo e a busca incansável da perfeição.

Gestão de riscos e crises para hotéis
Inbal Blanc destacou os fatores externos, como a violência nos grandes centros urbanos, que prejudicam a hotelaria. Ele mostrou as diferenças entre a sensação de segurança e a garantia de segurança. Além disso, afirmou que é essencial para um hotel possuir uma equipe qualificada para situações de risco, um manual de procedimentos e utilizar de forma correta as tecnologias que estão disponíveis no mercado.

Retrofit x Vendas
Quantos anos tem o seu hotel? Quais problemas tecnológicos que ele tem? Problema de internet? Problemas com segurança? Problemas com a sua conta de energia elétrica? Essas perguntas fazem os hoteleiros pensarem nos possíveis problemas que o hotel está enfrentando e conseguir destacar prioridades e a hora certa de realizar o retrofit.

Fórum A & B
O setor de alimentos e bebidas tem que ser fonte de receita e lucro para o hotel, mas para isso é necessário um diferencial competitivo e a captação e retenção de clientes. Ele é muito importante na hora da fidelização do hóspede, já que mexe com os sentidos e sensações durante a estadia. O Fórum A&B busca justamente a qualificação dos gerentes para um melhor aproveitamento não só do espaço, mas dos funcionários e dos recursos gastos.

ASINETUR
A Associação Internacional de Negócios de Turismo nasceu em Florianópolis como uma entidade representativa do setor que há tempos pleiteia uma maior união. Reúne os mais qualificados agentes de viagens e fornecedores diversos estreitando os laços entre eles e garantindo bons negócios. Além disso promove debates, palestras, treinamentos, capacitações e estabelece convênios diversos para que as parcerias dos mais variados segmentos ocorram no âmbito do Turismo.

Vendas Online
Sim, vendas online é uma realidade e não mais algo do futuro. A presença digital dos meios de hospedagem é algo que não tem mais volta. Os palestrantes do evento abordaram vários benefícios do marketing digital para aumentar receitas. Três passos para o sucesso das vendas online : Atração, Conversão e Retensão.

Seminário de Secretários Municipais de Turismo
Dentro da programação do Encatho & Exprotel, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizou o 2º Seminário de Secretários Municipais de Turismo e Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina. O evento foi um sucesso e esteve com sala lotada. O evento teve início às 9h30 com enfoque nas parcerias entre o poder público e as entidades privadas, buscando ampliar o desenvolvimento dos sistemas turísticos.

-- --