Abicalçados participará da II Semana do Calçado com três atividades

Semana do Calçado 2016 - Foto Abicalçados Divulgação
Semana do Calçado 2016 – Foto Abicalçados Divulgação

Na manhã de quinta-feira (20.07.17), ocorreu o lançamento da II Semana do Calçado, em coletiva de imprensa na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em Novo Hamburgo/RS. Entidades do setor apresentaram à imprensa a agenda do evento, que acontece de 1º a 5 de outubro de 2017 e tem como tema a Inovação Colaborativa, contando com a participação da Abicalçados em três atividades da programação.

Propondo a integração entre todas as áreas do setor coureiro-calçadista, o evento trará assuntos como sustentabilidade setorial, produtividade, inovação e novas tecnologias, como forma de repensar a matriz produtiva, quebrar paradigmas e buscar soluções para superar as lacunas tecnológicas ainda existentes. Paulo Griebeler, presidente-executivo do IBTeC, destacou que as entidades cumprem papel fundamental no apoio ao empresário para geração de novas ideias: “Em decorrência do momento político e econômico que o Brasil vivencia, o empresário tende a se voltar exclusivamente para dentro da sua corporação. Nesse contexto, iniciativas como a Semana do Calçado servem para impulsioná-lo a inovar, buscar conhecimento, tecnologia e novas oportunidades para movimentar seus negócios com olhar no futuro”.

Em sintonia com o discurso de Griebeler, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, deu ênfase à sinergia das entidades, que trabalham em parceria e harmonia, dando valor não somente ao viés operacional das empresas, mas também ao estratégico: “nossa proposta é focar no futuro e na colaboração entre todos os elos do setor, não somente no que requer urgência de resolução. Assim, trabalhamos de forma mais assertiva e uma ação dá continuidade à outra”.

A Abicalçados trará para a mostra o FF Exchange, rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar o relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro calçadista, o FF Meeting, encontro entre entidades representativas do setor calçadista e entidades de setores afins, visando alinhar conhecimento em torno da Indústria 4.0, e também a Análise de Cenários, palestra conduzida pela doutora em Economia Patrícia Palermo.

A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira Das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores Do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Couromoda.

Ações da Abicalçados:

FF EXCHANGE – 03/10, das 14h às 17h
Rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas do setor coureiro calçadista e fornecedores. A atividade, nesta edição será focada em web design, e-commerce e branding/comunicação digital, visando a geração de negócios que solucionem de forma inovadora os gargalos do setor.

Em formato dinâmico e objetivo, as empresas fornecedoras apresentarão seus serviços às empresas compradoras, em uma rodada de negócios diferente, num formato fast dating. Neste formato, empresas âncoras, associadas das entidades do complexo coureiro calçadista Abicalçados, CICB, Assintecal e Abrameq, ouvem uma a uma das empresas fornecedoras, que precisam apresentar seu pitch em três minutos. O FF Exchange acontecerá na sede do IBTeC, em Novo Hamburgo/RS.

ANÁLISE DE CENÁRIOS – 03/10, das 18h30 às 20h30
O objetivo do encontro com lideranças e empresários do setor é debater o cenário econômico, político e social para o mercado em 2017. A análise passa por temas como o momento político brasileiro e mundial, as principais tendências da economia e as previsões para o próximo ano na opinião da renomada economista Patrícia Palermo. O evento acontecerá no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo/RS.

FF MEETING – 04/10, das 13h30 às 17h30
Encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista, entidades de setores afins e parceiros com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil. Na edição que acontecerá na Semana do Calçado, esses conceitos serão discutidos com foco para o setor de máquinas para calçados.

Lidera esta edição do FF Meeting a Abrameq, que apresentará direcionamentos práticos para a implementação de alguns conceitos de Indústria 4.0 factíveis para o cenário brasileiro. O encontro contará também com a presença de empresários e será realizado no Senai Metalmecânico, em São Leopoldo/RS.

-- --