Abertura do Salão Paranaense de Turismo 2017 : Prefeito de Curitiba Rafael Greca levanta a plateia com passeio poético, cultural e histórico

Abertura do Salão Paranaense do Turismo 2017 - Foto Kelly Knevels
Abertura do Salão Paranaense do Turismo 2017 – Foto Kelly Knevels

Evento anual da ABAV-PR promove encontro do setor em dois dias de feira de negócios, painéis, palestras, além de diversos eventos paralelos

O auditório do Expo Unimed Curitiba recebeu na quinta-feira (16.03.17) a solenidade de abertura do Salão Paranaense de Turismo 2017, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que terá até sábado (18.03.17), feira de negócios, capacitação profissional e eventos paralelos.

Prefeito de Curitiba Rafael Greca no Salao Paranaense do Turismo - Foto Pedro Ribas SMCS
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no Salão Paranaense do Turismo – Foto Pedro Ribas SMCS

Prefeito é aplaudido em pé
O destaque da noite foi a participação do Prefeito de Curitiba Rafael Greca que levantou a plateia e recebeu aplausos ao fazer um passeio poético, cultural, histórico e turístico aos presentes. “Quero pedir a todos vocês que viagem comigo por este paraná tão lindo”, disse após fazer referência aqueles que estavam na mesa diretora. Após, o gestor público, fez por 11 minutos, sem leitura daquelas folhas intermináveis, uma espontânea e motivadora divulgação dos diversos atrativos e destinos no Paraná no discurso ‘O Carro da Alvorada’. Greca convidou todos a acompanhar o trajeto do sol e a viajar do Litoral ao Oeste do Estado, passando pela Grande Curitiba. O prefeito aproveitou ainda para fazer um convite: “Quem não é de Curitiba, convido a conhecer a nossa cidade. Também conheçam e invistam nos atrativos paranaenses”.

Pedro Kempe - presidente da Associacao Brasileira das Agencias de Viagens do Paraná ABAV-PR - Foto Kelly Knevels
Pedro Kempe – presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) – Foto Kelly Knevels

Solenidade
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Pedro Kempe, deu início a solenidade lembrando que o Salão Paranaense de Turismo é um dos primeiros eventos do ano, no calendário nacional. “Por ser o primeiro, temos a responsabilidade de estar à frente em termos de informação, conferindo liderança para seus participantes e uma grande vantagem competitiva”, salientou. “Este ano o evento acontece em meio a um cenário de crescimento para o Turismo, a uma demanda reprimida que começa a se soltar, onde aventureiros estão mais medrosos e os que acreditam, os profissionais maduros e preparados, estão à frente. Nestes dois dias que se seguem, queremos ajudar esse segundo tipo de profissionais, contribuindo para desenvolver negócios aqui mesmo, ao longo do Salão”.

Teté Bezerra, Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, destacou a importância da qualificação do setor e a parceria entre a iniciativa pública e privada no desenvolvimento do Turismo interno.

Compuseram a mesa oficial diversas autoridades ligadas ao setor: o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra; o Secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabricio; o Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes; a Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o Diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o Vice-Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva; a Presidente da Abrasel-PR, Jilcy Rink; o Presidente do Curitiba Convention e Visitors Bureau, Adonai Aires de Arruda Filho; o Presidente do Sindetur-PR, Onésimo Santos de Anunciação; o Presidente do SEHA, João Jacob Mehl; o Presidente da Abav Nacional, Edmar Bull; e o presidente da ABRAJET-PR, Antônio Claret de Rezende.

Expositores fazem últimos ajustes ´para o Salão Paranaense do Turismo 2017 - Foto Fabio Juchen
Expositores fazem últimos ajustes para o Salão Paranaense do Turismo 2017 – Foto Fabio Juchen Sortimentos

Feira
Na Feira de Exposições do Salão Paranaense de Turismo participam empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. Nos três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.

Carne de Onça
O tradicional prato curitibano “Carne de Onça” servido pelo Jabuti bar no coquetel de abertura foi parada obrigatória. Preparado com carne bovina crua forrada com cebola e cebolinha misturados com azeite de oliva, mostarda e pimenta à gosto, o Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Curitiba, através da lei (14.928)o fez sucesso entre as 5 ilhas de comidinhas oferecidas aos convidados. Dizem que a origem do nome é porque o bafo é de onça após comer carne. Não importa! É uma delicia!

23º Salão Paranaense de Turismo e 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná
::: De 16 a 18 de março de 2017
::: Horários: dia 17, das 13h às 19h; Dia 18, das 10h às 19h.
::: Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Curitiba – PR.
::: Informações e inscrições: (41) 3223 3411.

SPT Salao Paranaense de Turismo 2017
O editor Fábio Juchen viaja a convite da ABAV-PR promotora do Salão Paranaense de Turismo